Higienização automotiva também é uma forma de prevenção

Em tempos de pandemia, precisamos redobrar o cuidado com a higiene. O COVID-19 mudou nossos hábitos e nos ensinou que mínimos detalhes podem fazer uma grande diferença. Mas você sabia que além de lavar as mãos e usar álcool em gel, a higienização automotiva também é importante na prevenção ao vírus?

Pois é. O interior dos veículos pode se transformar em um local acumulador de sujeira, fungos, bactérias e microorganismos prejudiciais à saúde, caso a limpeza interna dos automóveis não seja realizada regularmente e da forma adequada. Se o fluxo de pessoas que entram no veículo for muito grande, o risco é ainda maior.

Entenda a seguir como esse serviço é realizado.

Higienização de veículos: como é feita?

A higienização veicular é um processo que envolve a limpeza de todo o interior do carro. A lavagem a seco de carros ou a vapor dos bancos, do carpete, do teto, do porta-malas, das saídas de ar e até mesmo daqueles lugares onde todo mundo encosta estão incluídas. É por isso que a limpeza interna automotiva é tão importante, principalmente agora, já que devemos tomar todo o cuidado com a proliferação do Coronavírus. Volante, freio de mão, cinto de segurança e puxadores precisam ser frequentemente higienizados.

Posso fazer a higienização interna do meu veículo em casa?

A limpeza comum que estamos acostumados a fazer por conta própria não tem o mesmo nível de eficácia da lavagem e higienização de veículos realizada por uma empresa. Isso porque as empresas que oferecem esse tipo de serviço fazem uso de aparelhos próprios para esse fim, capazes de alcançar lugares que uma simples lavagem não alcançaria.

Você pode perceber também que ao lavar o seu carro em casa, a poeira some, mas é visível facilmente dentro de alguns dias. Uma higienização séria proporciona a limpeza completa do seu automóvel, deixando o carro livre de impurezas que possam ser maléficas à sua saúde e à saúde dos seus passageiros.

Escolha uma empresa de higienização veicular séria

A escolha de uma empresa confiável para fazer a higienização veicular também é importante. Prefira aquelas que oferecem limpeza automotiva ecológica como forma de reduzir o desperdício de água e as que utilizam produtos de alta qualidade. Lembre-se que, muitas vezes, o barato sai caro; o que pode implicar na conservação do revestimento do seu automóvel e na integridade do veículo como um todo.

 

Como fazer a sua parte na manutenção da limpeza interna do seu veículo

Mesmo depois de ter seu veículo totalmente higienizado, não quer dizer que você nunca mais tenha que se preocupar com a limpeza interna dele, pelo contrário. Indica-se que a higienização do veículo seja feita em, no máximo, dentro de 6 meses a partir da data da última limpeza completa. Se o veículo for utilizado por muitas pessoas, o ideal é que ela seja realizada mais cedo, entre 3 e 4 meses.

Portanto, durante esse intervalo entre uma higienização e outra, você deve manter alguns hábitos para contribuir com a higiene interna do veículo, como:

  • esvaziar a lixeira todos os dias;
  • sacudir os carpetes para retirar a poeira do chão;
  • reservar um tempo para fazer a aspiração completa do interior;
  • higienizar sempre partes como volante, cinto e puxadores.
Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.