Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram LinkedIn WhatsApp
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Fale Conosco
    • Home
    • Brasil
    • Carros
    • Variedades
    • Economia
    • Entretenimento
    • Saúde & Bem Estar
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Home»Municípios»Tesouro incalculável: Após jazida de ametista, garimpeiros encontram quartzo rutilado no norte da Bahia
    Municípios

    Tesouro incalculável: Após jazida de ametista, garimpeiros encontram quartzo rutilado no norte da Bahia

    Por Gabriel Araújo1 de junho de 2017
    Facebook Twitter WhatsApp
    ametista
    (Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

    Embalado pela mina de ametista apelidada de Serra Pelada da Bahia, o município de Sento Sé vive a expectativa da possível descoberta de uma jazida com outra pedra preciosa de alto valor no mercado de joias. Nos últimos dois dias, garimpeiros da região relataram à prefeitura da cidade e aos compradores de gemas a existência de quartzo rutilado, também conhecido como rutilo dourado, no topo da Serra de São Pedro, no povoado do Piçarrão, próximo a um parque de energia eólica. Encontrado também em Novo Horizonte, na Chapada Diamantina, o mineral de cor fumê claro com fios grossos que parecem ouro por dentro pode custar o dobro da ametista e vem ganhando espaço no mercado internacional pela constituição única.

    0cab79db1eea611b08613e1224277614Corrida preparada

    A notícia sobre o rutilo circulou entre grupos de WhatsApp formados por negociantes de pedras da região, que já organizaram para hoje uma visita em massa ao local da provável mina. A ideia é, comprovada a descoberta, abrir no mesmo dia os primeiros buracos para extração.

    Em alerta

    Avisado dos relatos sobre o rutilo dourado, o secretário de Meio Ambiente de Sento Sé, Izamar Reis,  percorreu o povoado do Piçarrão e conversou com garimpeiros que garantiram a existência da pedra. “Amanhã (hoje), faremos uma expedição no local. Caso a mina exista, será importante para a cidade, mas queremos evitar que ocorra o mesmo que aconteceu com a ametista, onde o garimpo nasceu sem controle. Aquela região está abrigada no Boqueirão da Onça, a maior área protegida do bioma caatinga do planeta, com 90% do território total”, justifica Izamar. (Com informações do Correio24Horas)

    Gabriel Araújo
    • Facebook
    • Instagram
    • LinkedIn

    Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.

    • Posts Recentes
    2 de outubro de 2023

    Moradores de Euclides da Cunha fazem caminhada em prol da doação de órgãos

    1 de outubro de 2023

    “Seu Edu” O Fenômeno de Euclides da Cunha que conquistou o Brasil

    28 de setembro de 2023

    Jovem gasta R$ 1.700 reais para transformar Ford KA em conversível dos sonhos

    28 de setembro de 2023

    Tese de doutorado: Como fazer e quais as dicas

    Portal de Notícias
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2023 Portal de Notícias - Todos os direitos reservados

    Digite e pressione Enter para Pesquisar. Ou Esc para cancelar.