Incêndio atinge áreas da região Oeste e da Chapada Diamantina, na Bahia

incendio-1Focos de incêndio atingem diversas cidades da região oeste do estado e da Chapada Diamantina, na Bahia, segundo informações de brigadistas voluntários do local e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema). Segundo o órgão, Barra é a cidade mais afetada.

As cidades afetadas no oeste do estado são: Barra, Barreiras, Baianópolis, Cristópolis, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi e Wanderlei. Já na Chapada Diamantina, as regiões afetadas são: Serra do Barbado, Rio de Contas, Andaraí, Lençóis, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Maribus-Iraquara, Piatã e Capão, este último em processo de rescaldo.

“Atualmente estamos com o maior problema na cidade de Barra. Hoje uma aeronave foi para lá e estamos encaminhando outra na terça-feira (8). Assim que o incêndio nessa região for controlado, vamos ter como distribuir melhor a ação das aeronaves, inclusive do helicóptero. Não temos ainda um levantamento de quantos hectares foram atingidos”, explicou ao G1 o secretário estadual Eugênio Splenger.

Na cidade de Andaraí, localizada na região da Chapada Diamatina, o fogo atinge a região desde o início do mês de outubro. Segundo o coordenador dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí, Homero Vieira dos Santos, cerca de 30 homens trabalham para conter os focos de incêndio desde o dia 1 de outubro.

“No momento em Andaraí apenas os brigadistas voluntários com apoio da prefeitura municipal  e do Prev-Fogo estão na linha de frente combatendo um incêndio que já consumiu cerca de 500 hectares. Na APA do Barbado apenas os brigadistas voluntários estão no combate. Não estamos tendo apoio de aeronaves, apesar de já termos solicitado várias vezes. Todo apoio é bem vindo e toda ajuda imprescindível”, informou

Ainda de acordo com a Sema, trabalham em regime integral nas regiões Oeste e Chapada Diamantina, brigadistas voluntários, técnicos do Inema, Corpo de Bombeiros Militares, brigada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além da equipe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).

Serra do Barbado
No fim do mês de setembro, um incêndio atingiu a Serra do Barbado, entre os municípios de Abaíra e Piatã, também na região da Chapada Diamantina. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Lençóis, que atende a região, o incêndio começou no sábado (21).

De acordo com informações do capitão do Corpo de Bombeiros, Jean Vianes, o incêndio atinge uma Área de Proteção Ambiental (APA), que fica nas proximidades do povoado de Catolés. O fogo não atingiu o povoado.

Brigadistas da região tentam controlar o incêndio. Homero Vieira dos Santos, combatente de incêndios florestais de Andaraí, disse ao G1, que o local é de difícil acesso. “É um lugar de serra. Levamos entre 3h e 4h de caminhada para chegar lá, para conter o fogo”, disse.

As informações são do G1 BA