“Já fiz isso 5 vezes”, diz nordestina que reagiu a assalto, bateu em ladrão e recuperou bolsa; veja vídeo

Uma mulher que reagiu a um assalto na semana passada no Bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, disse que já havia feito algo semelhante outras quatro vezes. A costureira Eulália Belo contou que brigou com assaltantes e que, pela quinta vez, reagiu. Tudo para não perder a bolsa. Ela relata que um dos assaltantes tentou cercá-la, mas ela conseguiu fugir.

“Eu caminhava pela calçada. Quando avistei os rapazes, eu tentei correr. Só que eles tentaram me cercar e não deu tempo”, conta. Eulália reconhece que agiu de forma errada.

A costureira afirma que as outras quatro tentativas anteriores ocorreram nos Bairros Centro e Aldeota e que lutou para ter a bolsa de volta. Após ver as imagens de sua luta com os bandidos, promete não repetir o erro. “Vi o vídeo e não entendo. Tento entender o motivo de eu ter reagido. Não posso fazer mais isso.”

‘Nunca reagir’

vlcsnap 00012
Eulália Belo afirma que, após ver as imagens da tentativa de assalto, não vai mais reagir (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

“Já fui assaltada cinco vezes. Em todas elas eu reagi. Em todos os casos. Eu sei que é errado. Agora vou tentar me corrigir e pedir a Deus mais calma. Agradecer por eles [os ladrões] não terem uma arma e me agredido. Vou tentar me corrigir”, afirma a costureira.

De acordo com o relações-públicas da Polícia Militar, tenente-coronel Andrade Mendonça, o certo é nunca enfrentar os bandidos.

“Primeira coisa é passar ao infrator que você tem um controle da situação. Importante você verbalizar qualquer ação que você venha a tomar. Para que isso não seja dado a impressão para ele que é uma reação. É preciso ter uma consciência de que qualquer ação sua pode gerar uma reação, que quase sempre é ação muito violenta por parte daquele que assalta”, recomendou.

vlcsnap 00011
Após reação e um tempo de luta, ladrão desistiu e saiu sem levar a bolsa. (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)