Jogo contra o Vitória pode ser o último de Elias pelo Corinthians; entenda

a3021f101211_CBCfKkyA partida contra o Vitória, neste domingo, às 16h, em Salvador, pode marcar o adeus do principal jogador do atual elenco do Corinthians. Assediado por equipes chinesas, o volante Elias se apresentará à seleção brasileira após a partida para disputar a Copa América Centenário e não sabe se retornará ao Timão.

O clima entre os dirigentes é de apreensão. O Timão foi avisado desde a virada do ano que os chineses não desistiriam de levar o meio-campista. Em dezembro, Elias foi procurado pelo Hebei China Fortune, mas a negociação travou, e a direção conseguiu convencê-lo a ficar.

Agora, a situação é outra. O volante está na mira do Shandong Luneng, equipe dirigida por Mano Menezes, técnico com quem o jogador viveu um dos melhores momentos da carreira no Corinthians. Dono do maior salário do clube atualmente, cerca de R$ 500 mil, ele receberia mais do que o dobro na Ásia.

A janela de transferências na China vai de 21 de junho a 15 de julho e coincide com o período de disputa da Copa América Centenário. Por conta disso, a negociação pode ser concluída com o jogador defendendo a Seleção nos Estados Unidos. O torneio acaba dia 26 de junho.

A diretoria do Corinthians vê até com bons olhos a venda de Elias pela chance de conseguir bastante dinheiro com a negociação de um jogador de 31 anos. O Timão tem ainda € 2 milhões a pagar ao Sporting, de Portugal, pela compra de 50% dos direitos econômicos, em 2014. A ideia é quitar a dívida e colocar um bom valor.

Elias também está propenso a aceitar se as propostas realmente aparecerem – especula-se que o Tianjin Quanjian, dirigido por Vanderlei Luxemburgo, também possa entrar na disputa. O jogador entende que o momento é ideal para conseguir um dos últimos grandes contratos da carreira. Além disso, avalia que não ficaria escondido na China, já que Renato Augusto, do Beijing Guoan, segue sendo convocado.

Tite já tem na cabeça quem será o substituto do volante. Rodriguinho foi bastante elogiado pelo treinador quando atuou na função de segundo volante e aparece como o reserva imediato. Outra alternativa é o garoto Maycon, grande aposta do clube para o futuro. O clube não descarta ainda contratar um jogador para o setor.