Jovem e garoto de 12 anos confessam assassinato de padre

    images222Um jovem foi preso e um adolescente apreendido nesta segunda-feira (11) sob suspeita do assassinato do padre Raimundo Reinan Valette, 53 anos. O primeiro, Rodrigo Gabriel da Silva, 18 anos, foi flagrado pela Polícia Militar no distrito de Roda Velha, em São Desidério, no extremo oeste da Bahia. O garoto de 12 anos foi localizado em Angical, onde ocorreu o crime.

    De acordo com o delegado Carlos Roberto de Freitas, os dois confessaram o crime. Rodrigo é natural de Goiás e foi denunciado ao tentar vender o veículo do padre. “O carro chamou a atenção de uma pessoa porque tinha o adesivo da paróquia. Esta pessoa lembrou do que tinha acontecido com o padre e chamou a polícia”, diz o titular de Angical.

    Raimundo foi morto a golpes de facão e a pauladas na noite de domingo (10), no quintal da casa paroquial. Segundo o delegado, Rodrigo costumava hospedar-se na casa. Uma testemunha afirmou em depoimento que os criminosos já estavam dentro da casa quando o padre retornou da igreja. Disse ter visto também o goiano no imóvel, em outras oportunidades, e que ele tinha acesso ao controle remoto do portão da garagem.

    O delegado acredita que outro adolescente de 17 anos tenha participado do crime: “Foram três até porque na cena do crime tinha três armas: uma faca, um facão e uma pedra. Cada um teve participação e estaria com uma arma”.

    O crime aconteceu por volta de 22h, quando o padre retornava da igreja após realizar a missa na paróquia de Angical. Os assassinos fugiram com o veículo da vítima, um Corsa Sedan, de cor prata, placa NYI-1872. Eles levaram também a carteira do padre, onde havia documentos pessoais.

    O padre teria tentado se defender dos agressores, entrando em luta corporal com eles, no quintal. A faca e o facão utilizados no crime foram abandonados na casa paroquial e encaminhados para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras.

    O corpo está sendo velado em Angical e será sepultado na manhã de quarta-feira (13) no cemitério Vitória, em Ilhéus, cidade natal do padre. O carro foi recuperado com o adolescente de 17 anos.

    De acordo com Dom Mauro Montagnoli, bispo da diocese de Ilhéus, Reinan tinha 23 anos de sacerdote. “Rezemos a Deus pelo descanso eterno de Padre Reinan e pelos seus familiares que sofrem com a morte do ente querido. As dioceses de Ilhéus e de Barreiras enlutadas agradecem as orações e solidariedade cristã nesse momento doloroso e triste”, diz o bispo em nota.

    Informações do Correio