Justiça veta peça em que Jesus é retratado como mulher transexual

Uma apresentação da peça Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu, que seria apresentada ontem (15) no Sesc Jundiaí, no interior de São Paulo, foi cancelada por decisão judicial. O monólogo, protagonizado pela atriz trans Renata Carvalho, apresenta de modo contemporâneo a vida de Jesus Cristo, que é apresentado, como informa a sinopse divulgada, “na pele de uma travesti”.

“Por decisão judicial, a apresentação do espetáculo O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, que ocorreria em 15/9, no Sesc Jundiaí, foi cancelada. O Sesc recorreu da decisão. O espetáculo provoca reflexões em torno de questões de gênero”, informa nota divulgada no site do Sesc Jundiaí.

1 iaFlF jsvJcQn8aun Z8Qw
Foto reprodução

“Com pesar e indignação comunicamos o cancelamento do nosso espetáculo, que aconteceria hoje no Sesc Jundiaí”, diz a nota divulgada na noite de sexta-feira (15) na página oficial da peça no Facebook. “O cancelamento aconteceu devido à liminar concedida pelo juiz Luiz Antonio de Campos Júnior, atendendo a um pedido que vem sendo articulado há alguns dias por congregações religiosas, políticos e pelo TFP (Tradição, Família e Propriedade)“, continuam as artistas.

O pedido de cancelamento partiu de uma advogada de Jundiaí, que entrou na Justiça com o argumento de que a peça constitui um “crime contra o sentimento religioso”. Segundo a procuração, “a peça é atentatória à dignidade [e] à fé cristã”.

1 4gd WaYj7qd0nF2ZquOOkQ
Foto reprodução

Na liminar, concedida pelo juiz Luiz Antonio Campos Junior, são acolhidas as razões da procuração de considerar a apresentação da peça “atentatória à dignidade da fé cristã, na qual JESUS CRISTO não é uma imagem e muito menos um objetivo de adoração apenas, mas sim O FILHO DE DEUS” (os grifos são do juiz). Além de proibir a apresentação do espetáculo na sexta — “e também em nenhuma outra data” — Campos Junior estabeleceu uma multa diária de R$ 1 mil reais caso a decisão não fosse cumprida.

*Com informações da Revista Bravo