Uma apresentação da peça Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu, que seria apresentada ontem (15) no Sesc Jundiaí, no interior de São Paulo, foi cancelada por decisão judicial. O monólogo, protagonizado pela atriz trans Renata Carvalho, apresenta de modo contemporâneo a vida de Jesus Cristo, que é apresentado, como informa a sinopse divulgada, “na pele de uma travesti”.
“Por decisão judicial, a apresentação do espetáculo O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, que ocorreria em 15/9, no Sesc Jundiaí, foi cancelada. O Sesc recorreu da decisão. O espetáculo provoca reflexões em torno de questões de gênero”, informa nota divulgada no site do Sesc Jundiaí.

“Com pesar e indignação comunicamos o cancelamento do nosso espetáculo, que aconteceria hoje no Sesc Jundiaí”, diz a nota divulgada na noite de sexta-feira (15) na página oficial da peça no Facebook. “O cancelamento aconteceu devido à liminar concedida pelo juiz Luiz Antonio de Campos Júnior, atendendo a um pedido que vem sendo articulado há alguns dias por congregações religiosas, políticos e pelo TFP (Tradição, Família e Propriedade)“, continuam as artistas.
O pedido de cancelamento partiu de uma advogada de Jundiaí, que entrou na Justiça com o argumento de que a peça constitui um “crime contra o sentimento religioso”. Segundo a procuração, “a peça é atentatória à dignidade [e] à fé cristã”.

Na liminar, concedida pelo juiz Luiz Antonio Campos Junior, são acolhidas as razões da procuração de considerar a apresentação da peça “atentatória à dignidade da fé cristã, na qual JESUS CRISTO não é uma imagem e muito menos um objetivo de adoração apenas, mas sim O FILHO DE DEUS” (os grifos são do juiz). Além de proibir a apresentação do espetáculo na sexta — “e também em nenhuma outra data” — Campos Junior estabeleceu uma multa diária de R$ 1 mil reais caso a decisão não fosse cumprida.
*Com informações da Revista Bravo