Lula articula para tomar o centrão e trabalha para neutralizar Bolsonaro no Nordeste

De acordo com reportagem do Jornal Folha de São Paulo, no momento em que Jair Bolsonaro (sem partido) inicia uma ofensiva sobre o eleitorado mais pobre do Nordeste, turbinando o programa Bolsa Família, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca na região para estreitar as alianças com governadores e traçar estratégias para as eleições de 2022.

lula
Foto reprodução

Segundo a Folha apurou, o objetivo da viagem é aparar arestas na construção de palanques locais e formar uma base de apoio mais ampla com apoio local do PSB, MDB e principalmente de partidos do chamado Centrão.

Lula desembarca neste domingo (15) no Recife e fica na região até 26 de agosto, passando por Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.

Entre aliados do ex-presidente, a avaliação é que o apoio sólido dos governadores será crucial para barrar o avanço da máquina federal no Nordeste e atrair localmente apoios fora do campo da esquerda.

O PT está preocupado com o avanço de aliados de Bolsonaro em suas bases eleitorais no Nordeste, atraindo prefeitos e líderes políticos locais com recursos de emendas parlamentares.

As torneiras abertas têm dado maior musculatura aos partidos do centrão. Nas eleições municipais, por exemplo, PSD e PP se consolidaram entre as siglas com mais prefeitos no Nordeste.