Marketing: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Saber vender um produto ou serviço é tão importante quanto produzi-lo. Por isso, os profissionais de Marketing são cada vez mais solicitados no mercado de trabalho.

São estes profissionais que terão a tarefa de dar visibilidade a uma determinada marca, produto ou serviço, fazendo com que eles se destaquem dentre os demais, favorecendo suas vendas.

O que é marketing

A palavra marketing vem do inglês, sendo derivada da palavra market, que significa mercado. Marketing pode ser traduzido ao pé da letra como mercadologia. Na prática, significa analisar as oportunidades de mercado com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para uma marca, produto ou pessoa.

Marketing é uma série de estratégias, técnicas e práticas que tem como principal objetivo de agregar valor a marcas e produtos a fim de aumentar sua importância para o consumidor.

Mas o marketing não está voltado apenas para vendas ou para a propaganda simplesmente, mas envolve também a produção, logística, comercialização e pós venda. Os objetivos gerais do marketing são vender mais, fidelizar clientes, aumentar a visibilidade de marcas e produtos, gerenciar marcas, construir relações positivas com cliente e parceiros e engajar colaboradores.

Perfil do profissional

Quem trabalha com marketing precisa saber se comunicar e estudar a melhor maneira de passar mensagens para clientes, funcionários e parceiros. O profissional precisa ser dinâmico, gostar de analisar dados e ser adaptável a mudanças.

Atualmente, a internet revolucionou os conceitos básicos de marketing, já que todos podem criar conteúdo relevante hoje em dia. Saber interagir dentro deste mundo digital e agregar valor para marcas e pessoas nas redes sociais é uma das capacidades que o profissional de marketing atual precisa ter.

Os conceitos de marketing digital precisam ser absorvidos e aplicados pro qualquer marca ou produto que queira sobreviver no mundo virtual. Muitas empresas têm contratado profissionais especialistas em redes sociais e marketing digital para gerenciamento do seu marketing na rede.

Por isso, os profissionais necessitam de grande capacidade de adaptação e aptidão para estudar muito. Estudar o mercado, números estatísticas de vendas, perfis de pessoas, tendências, estar antenado o tempo todo. A atualização é fundamental nesta área, assim como em muitas outras.

Sobre o curso de Marketing

Para fazer um curso e trabalhar com marketing, você tem duas opções. É possível fazer um curso de bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, onde o marketing está englobado.

Ou é possível cursar superior de Tecnólogo em Marketing. A Unip cursos é um das instituições que oferecem este curso. A UNIP – Universidade Paulista, oferece o curso na modalidade de ensino a distância, com certificação reconhecida pelo MEC.

A grade curricular do bacharelado é bastante completa, com disciplinas nas áreas de Economia, Estatística, Sociologia e Psicologia. Existe muito embasamento teórico, mas também vivências prática para dar ao estudante a percepção sobre a realidade do mercado.

Já o curso de tecnólogo em Marketing apresenta mais disciplinas de caráter prático, para que o estudante tenha uma imersão nas práticas de Marketing. O foco na prática faz com que o curso tenha uma duração menor, dando a possibilidade uma formação mais rápida e ágil.

Disciplinas como Administração de marketing, fundamentos de gestão, estratégia competitiva e marketing internacional são algumas das matérias que compõe o curso, que te dará uma formação focada para atuar nesta área.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.