Misteriosa “nuvem vermelha” assusta moradores de cidade baiana

Uma misteriosa “nuvem vermelha” causou medo e apreensão no interior da Bahia na tarde da última quinta-feira (17). O biomédico João Paulo Magalhães, de 29 anos, registrou a nuvem “estranha”, em forma de flecha que apareceu no céu da cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. Conforme o biomédico, ele fez o registro por volta das 17h da última quinta-feira (17), no bairro Santa Rita, postou nas redes sociais e o vídeo viralizou. Até o final da tarde desta sexta-feira (18), o Facebook registrava 15 mil visualizações do vídeo.

“Eu moro aqui desde que nasci e nunca tinha visto algo parecido. Foi um espanto para todos aqui. Ninguém tinha visto nada assim e virou o grande comentário da cidade. Aguçou a curiosidade, o povo de cidade pequena arruma milhares de versões fantasiosas para esses fenômenos naturais e óticos como é o caso desse”, disse João.

Foto reprodução

O meteorologista Heráclio Alves, entretanto tranquilizou todos e explicou que o fenômeno não é de “outro mundo”. Segundo ele, a nuvem se formou por conta de um redemoinho de poeira que é comum neste período do ano na cidade, entre o final do inverno e início da primavera.

“É um período seco, de temperaturas mais elevadas. A área [cidade] é muito plana, como a temperatura aumenta bastante, os ventos aumentam e arrastam a poeira. O vento intenso foi girando e formou um cone. Na área rural, esse tipo de fenômero é mais comum, mas na área urbana não é um fato que as pessoas costumam ver”, explicou.

Sobre a situação climática, João Paulo, detalhou que apesar da imagem parecer estática quando ele fez o registro, no local próximo à nuvem, ventou bastante. “Tinha muito vento, inclusive levantando muita poeira. Deu até um certo vendaval antes desta nuvem aparecer e soltou poeira para todos os lados”, revela.

Vídeo de João Paulo compartilhado no facebook já teve 15 mil visualizações (Foto: Reprodução/Facebook)

A cor da nuvem “estranha” também intrigou quem viu o fenômero, mas o meteorologista diz que ela pode ser explicada pela luz do pôr do sol refletindo na nuvem.

Imagem da nuvem ‘estranha’ em outro ângulo (Foto: Victor Fabem/Arquivo Pessoal)

Nesta sexta-feira, a temperatura mínima na cidade é de 16°C e a máxima de 26°C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet). Neste período, a temperatura é alta ao longo do dia e cai durante à noite e início da manhã.

Por: Portaldenoticias.net/Com informações do G1/BA

....

COMPARTILHAR