Moda fitness: saiba como acertar no look para academia

As roupas de academia são ótimas aliadas para quem deseja se vestir bem, uma vez que valorizam as formas do corpo e conferem total mobilidade para realizar todo o tipo de atividade. Há algumas décadas, as roupas usadas para malhar eram escondidas por casacos e camisetas longas, quando não eram transportadas na bolsa ou mochila e somente vestidas assim que pessoa chegasse ao vestiário ou banheiro da academia. Além disso, não era difícil escolher as roupas mais velhas e surradas do guarda-roupa para se exercitar. Porém, tudo mudou: com a revolução na moda fitness dos últimos anos, peças modernas e capazes de modelar e destacar o corpo feminino entraram em cena definitivamente.

Ao fazer a matrícula na academia ou se comprometer com atividades ao ar livre com supervisão de um profissional, é preciso investir em um acervo fitness variado e fácil de combinar entre si. A maioria das peças oferecem total versatilidade, simplificando o dia a dia de pessoas ativas e dinâmicas. Saber escolher a roupa de academia é essencial para evitar combinações nada harmoniosas, capazes de comprometer completamente o look. Confira algumas inspirações para malhar com estilo e conforto.

5 dicas de roupas de academia

●    Calça fitness

Queridinha do público feminino, a calça fitness é a peça preferida para usar dentro e fora da academia. Disponível em diferentes cores, cortes e texturas, conferem total conforto e deixam o visual ainda mais bonito. Aposte em peças básicas e escolha pelo menos dois modelos estampados para variar com os demais complementos e quebrar a monotonia.

Vale lembrar que as estampas aumentam o volume do corpo, já os modelos lisos e escuros disfarçam imperfeições e reduzem as medidas. Pessoas altas devem usar a calça fitness na altura da panturrilha, por outro lado, quem é mais baixo deve usar abaixo do joelho (o efeito deixa a silhueta mais alongada e elegante). Quando se trata de roupas de academia, as palavras-chave são conforto e bem-estar. Evite peças muito justas: além de marcarem as gordurinhas, impedem e comprometem os movimentos e causam um grande incômodo.

●    Tops

Há uma ampla variedade de tops para malhar, atendendo a todos os tipos de necessidades. É importante comprar o top certo para se exercitar com liberdade e conforto. Peças bem estruturadas e com alças reforçadas são recomendadas para quem tem seios grandes. Modelos com enchimento e bojo são ideais para quem tem pouco seio. É possível encontrar tops de diferentes modelos, cores e materiais: aposte em peças de tecidos de alta qualidade e de marcas confiáveis.

●    Short-saia

O meio-termo entre short e saia tem feito bastante sucesso nas academias do mundo todo. Prático, leve e perfeito para usar nos dias mais quentes, o item tem substituído as bermudas e shorts, deixando o look super feminino e moderno. Esta peça é perfeita para quem não gosta de roupas que marquem as imperfeições, conferindo estilo e funcionalidade para treinar. Regatas, tops e camisetas tipo baby look caem muito bem com o short-saia.

●    Camiseta

Na hora de comprar sua camiseta, use e abuse de peças divertidas, com estampas coloridas e frases motivacionais. O comprimento confere conforto e bem-estar, cobrindo partes estratégicas do corpo, como quadril e bumbum. Atualmente uma boa pedida são os modelos confeccionados em tecidos tecnológicos, que ajudam a evaporar o suor, têm proteção contra a radiação ultravioleta e de quebra melhoram a performance na hora de malhar, uma vez que proporcionam melhor conforto térmico.

●    Tênis e meias

O tênis desempenha um papel fundamental durante os exercícios, pois oferece total conforto e minimiza o impacto dos movimentos, evitando lesões e outros acidentes. Se o seu tênis tiver cores vibrantes, equilibre o visual com peças escuras e lisas. Já os modelos mais sóbrios são ótimos para usar nos looks mais ousados. A mesma regra vale para as meias: jamais misture estampas e texturas, use as coloridas para levantar uma produção mais clean e dê preferência para cores neutras quando o visual for mais descolado.