Moradores do Povoado de Nova Esperança/Cansanção interditam principal Via de acesso a Yamana em Santaluz

manifNo inicio da manhã desta segunda-feira,14,por volta das 06h,os moradores do Povoado de Nova Esperança, pertencente ao município de Cansanção interditaram a via de acesso principal da Yamana Gold em manifesto as reivindicações, que estão sendo negociadas a praticamente dois anos.

As solicitações de aproximadamente quinhentos moradores, que ficam a seiscentos metros da sede das instalações da Yamana Gold, são para a empresa que trabalha com minério fazer a remoção do povoado,por estarem sofrendo com problemas de saúde, a poluição da água, odor do cianeto, a poeira, barulho e tremores provocados por explosivos, segundo os moradores os objetos chegam a cair de cima da mesa em decorrência das detonações ocorridas na mina, além da sucção das águas do Rio Itapicuru,as casas estão rachando, segundo populares.

espoerA Yamana Gold, informou aos moradores do Povoado Nova Esperança, que para o relocação do povoado para aproximadamente 9 km daquele local, onde a empresa já fez um levantamento de estudos, depende do estudo feito por técnicos do INCRA, que estão sendo acionados para vir solucionar este impasse.

No local,a Yamana Gold seus prepostos junto com a Policia Militar esteve para negociar a liberação da via, mas, os manifestantes se mantiveram irredutíveis, informando que só haveria a liberação da via, quando houver solução aos problemas existentes.

Já no final da manhã, houve evolução na negociação com os manifestantes onde INCRA e a Yamana, estão negociando para amanhã, o local para uma reunião.

As informações e fotos são do Calila Notícias