Mulher de 28 anos é a 7ª vítima fatal de Covid-19 na Bahia

Foi confirmada na manhã deste sábado (4), pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a sétima morte de paciente no estado em decorrência do coronavírus. A paciente era uma mulher de 28 anos e havia dado à luz há cerca de uma semana.

Este é o caso de morte por coronavírus com paciente mais jovem na Bahia. Antes, o paciente mais novo a morrer em decorrência da doença no estado tinha 44 anos.

Segundo a Sesab, Rafaela de Jesus Silva de 28 anos morava na região de Trancoso, localidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, e tinha ido a Itapetinga, na mesma região, realizar uma cesária.

Ela teve alta e, sete dias após o parto, apresentou quadro de insuficiência respiratória, tendo sido internada no Hospital Cristo Redentor, da rede pública, em Itapetinga. A morte da paciente foi constatada na quarta-feira (1º).

Toda a equipe médica e os familiares que tiveram contato com Rafaela estão sendo monitorados.

A primeira morte no estado foi notificada no último domingo (29). Era um homem de 74 anos, residente em Salvador, que estava internado no Hospital da Bahia, com outras doenças associadas. Ele era hipertenso, ex-fumante, dislipidêmico (com índice alto de gordura no sangue) e com sinais radiológicos de enfisema pulmonar.

A segunda morte foi registrada na segunda-feira (30). O paciente era um idoso de 64 anos que estava internado no Hospital Aliança, unidade particular da capital baiana. O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, detalhou que o paciente era diabético e hipertenso.

A terceira foi divulgada na última quinta-feira (2). O paciente era um homem de 88 anos, diabético, cardiopatia em uso de marca passo e tabagista até os 40 anos. Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Bahia desde o dia 23 de março.

A quarta, quinta e sexta morte foram divulgadas na manhã desta sexta. O primeiro paciente era um homem de 79 anos que estava internado no Hospital Cárdio Pulmonar, em Salvador, desde o último dia 15. O segundo foi uma paciente era uma mulher de 44 anos, hipertensa, asmática e obesa, que estava internada em um hospital público de Salvador, desde 24 de março. O terceiro caso foi um homem de 80 anos, com doença cardíaca preexistente, residente de Utinga, município do centro sul baiano, localizado na região da Chapada Diamantina.

Até a manhã deste sábado, a Bahia havia registrado 290 casos confirmados do coronavírus. FONTE: G1 BAHIA

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.