Mulheres internadas na maternidade de Juazeiro estão recebendo orientações sobre aleitamento materno

A Semana Mundial da Amamentação é celebrada de 1º a 7 de agosto. Durante esse período, são intensificadas as orientações acerca do aleitamento materno. Por isso, na tarde desta terça-feira (1), a equipe da Maternidade de Juazeiro, em parceria com a Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde de Juazeiro, realizou um momento educativo com as mães internadas no local.

Segundo a enfermeira Janaína Fonseca, durante toda a semana serão realizadas orientações e outros tipos de atividades e ressaltou que o leite é o único alimento que o bebê precisa até completar sei meses. “São informações que sentimos a necessidade de dar, porque presenciamos algumas dificuldades das mães no cotidiano dos alojamentos aqui da maternidade”, relata.

Orientação aleitamento materno 1

Entre as dicas transmitidas, a enfermeira recomendou que a amamentação seja feita em ambiente tranqüilo e com um posicionamento adequado. Além disso, ela destacou a importância de uma alimentação balanceada, rica em vegetais e sem frituras. “Muitas doenças podem ser prevenidas graças ao aleitamento, como doenças intestinais e processos alérgicos, além de evitar a obesidade desse bebê no futuro. É importante também que a mulher conheça melhor a sua anatomia, para não deixar as mamas cheias demais”, explica.

A atendente  Leise de Brito (26) escutou atenta toda a palestra. A mãe do Tales, que nasceu neste dia 31, conta que precisava tirar algumas dúvidas. “Estava com muito medo, porque não consegui amamentar a minha primeira filha. Mas a enfermeira me orientou a continuar bebendo muito líquido, para estimular a produção de leite, pois Tales está com a sucção muito boa”, diz.

A estudante e mãe do João Guilherme, Marta Alves (18), também elogiou a iniciativa. “Eu achei interessante, aprendi algumas coisas que não sabia ainda, como a massagear o mamilo para melhorar a sucção”, comenta. Nesta quarta-feira (2º), a equipe do Posto de Saúde do bairro João XXIII também realiza uma atividade em virtude da Semana Mundial da Amamentação, a partir das 08h. A equipe da Maternidade também vai realizar um novo encontro às 14h.

Andréa Meireles/PMJ