Existe uma corrente de pensadores que acreditam que deveríamos parar de olhar para o céu, procurando respostas e ETs na incomensurável imensidão do universo e dedicarmos a olhar para nós mesmos, para as coisas microscópicas que nos cercam. Afinal se somos todos o resultado do pó de estrelas, estas respostas podem estar muito bem guardadas nestes seres que se ocultam na impossibilidade do olho humano em percebê-los.
Há todo um mundo, muitas vezes horroroso, a descobrir sobre a lente de um microscópio. Uma nova visão das coisas que a gente nunca imaginou existir. Uma superfície lisinha diante de nossos olhos, mostra grandes acidentes geográficos sobre esta lente. A melhor forma de exemplificar isso é aquela comparação entre o globo terrestre e uma bola de sinuca, conhece?
O diâmetro de uma bola de sinuca é de aproximadamente 6 cm com um desvio padrão de + ou – 0,01 cm. Se compararmos com a Terra que tem um diâmetro de 12.756 quilômetros, cujos pontos mais alto e profundo são o Everest com 8.850m e a Fossa das Marianas com 11.000m, chegaremos a conclusão que o desvio padrão de nosso planeta é menor que o de uma bola de sinuca. Entendeu?
Bem, neste artigo compilamos algumas dessas coisas que sobre a lente de um microscópio mostram uma perspectiva que nunca imaginamos. Veja:
4. Piolho agarrado a um fio de cabelo humano:
15. A bunda de uma formiga:
16. Olhos de mosquito:
18. Carrapato logo após sugar sangue:
19. Tardígrados – urso d’água: