Município de Quijingue é destaque no Programa Pacto Pela Alfabetização

P1430388O município de Quijingue, a 333 km de Salvador, foi selecionado para participar de um vídeo institucional desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia em parceria com a DIREC 12 de Serrinha, por ter se destacado na  execução do Pacto Pela Alfabetização, programa do Governo Federal abraçado pelo município. Na ocasião, o Secretário Municipal de Educação, Laécio Andrade, assim como, alguns professores, coordenadores e estudantes, concederam entrevistas  sobre a experiência de sucesso que tem sido a realização do programa no município.

Lançado em 2011, o Pacto surgiu a partir da definição de priorizar a elevação da qualidade da educação básica no Estado, da decisão de acelerar o ritmo de melhoria dos resultados educacionais e de fortalecer o regime de colaboração. O programa tem como meta alfabetizar toda criança até os oito anos de idade.

P1430414O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, garante a formação, se responsabilizando pelos custeios com hospedagem e alimentação, o acompanhamento e a avaliação do programa, assim como a publicação e distribuição de materiais pedagógicos para estudantes e professores na fase de alfabetização de escolas da rede estadual e municipal. Os municípios, por sua vez, assumem a participação dos professores nas atividades de formação, a oferta de reforço escolar e a montagem dos cantinhos de leitura, com o apoio da Secretaria da Educação do Estado, que também vai garantir a distribuição de livros de literatura infantil.

Em cada município, o programa conta com um coordenador municipal, formadores municipais e professores alfabetizadores. No primeiro momento, os formadores municipais participam de formação para o trabalho com a proposta didática do programa em um dos 21 pólos distribuídos pelo Estado. Essa formação é feita pelos formadores estaduais que são professores da rede estadual das áreas de pedagogia, linguagem e matemática, com especialização em alfabetização. Os professores alfabetizadores recebem formação dos formadores municipais.

Em Quijingue, o Programa abrange 52 professores que se encontram uma vez por mês para as capacitações. Depois disso, os professores multiplicam os conhecimentos adquiridos aos 454 estudantes que participam do Programa distribuídos em 55 escolas. Para alcançar esta meta, governo e municípios devem cumprir as responsabilidades propostas no pacto e o município de Quijingue se destacou cumprindo todas as metas do Programa.

D E C O M
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Quijingue – Governo da Reconstrução