No dia do anúncio da renúncia do Papa, raio atinge Basílica de São Pedro

    vaticjPoucas horas depois do anúncio do Papa Bento XVI que ele deixaria o posto de líder mudial da Igreja Católica, um raio atingiu a Basílica de São Pedro no Vaticano. O fenômeno foi registrado e aconteceu por volta das 18h no horário local (15h horário na Bahia), segundo a agência AFP.

    O fotógrafo Filippo Monteforte trabalha para a agência de notícias italiana ANSA.  A imagem foi assunto de discussão nas redes sociais esta noite, e várias pessoas questionaram sua autenticidade.

    Embora alguns renomados fotógrafos tenham afirmado que existe a possibilidade da foto ser autêntica, não é possível confirmar se a data da imagem é mesmo do dia da renúncia do Papa, como divulgada pela agência.

    Renúncia
    Bento XVI, de 85 anos, assumiu o pontificado em 2005, após a morte de João Paulo II, e alegou que não tinha mais forças para seguir no cargo pela idade avançada. Nesta terça-feira (12) o porta-voz do Vaticano comunicou que o Papa faz uso de marcapasso, mas esse fator não interferiu na decisão dele.

    Bento XVI afirmou que está “totalmente consciente” da gravidade de seu gesto.”Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renunciou ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro”, disse o Papa.

    Também de acordo com o Vaticano, um novo Papa deverá ser escolhido até a Páscoa e até lá o posto ficará vago. O processo de escolha, chamado de conclave, é realizado num encontro de cardeais de diversas nacionalidades.

    Fonte: Correio* Foto: Filippo Monteforte/AFP