Nordestina: Mina de diamantes entrará em operação

204922A primeira mina de diamantes extraídos diretamente da rocha na América do Sul entrará em operação comercial até junho.

O projeto Braúna – que está sendo implantado no município de Nordestina pela Lipari Mineração – terá capacidade para beneficiar 720 mil toneladas por ano de minério (kimberlito) e a produção estimada é de 300 mil quilates por ano.

Todo diamante será exportado para a Antuérpia, na Bélgica, onde o comércio do minério é tradicional. O projeto vai gerar 250 empregos diretos. Cerca de 150 pessoas da região já foram treinadas em funções como motorista de caminhão fora de estrada, operador de máquinas pesadas e operador de planta.

A implantação da unidade exigiu investimentos de R$ 184 milhões. “Felizmente não tivemos que rever o nosso plano de negócios por conta do momento econômico. Estamos executando o que foi planejado, inclusive com contratações de novos empregados conforme a fase e demanda do projeto”, diz o presidente da Lipari, Kenneth Johnson. “A economia ruim aqui do Brasil não afetou o nosso projeto, pois 98% do investimento vem de fora do país” destacou.

Por: Portaldenoticias.net/Com informações de Geraldo Bastos/A Tarde Online