Novo sedã Zeekr 007 chega com design super arrojado

A montadora Zeekr divulgou as primeiras fotos do novo sedã elétrico Zeekr 007 antes de sua estreia no próximo Salão do Automóvel de Guangzhou, na China. Este veículo elétrico apresenta uma linguagem de design inovadora para a marca pertencente à Geely, com luzes de LED sofisticadas em ambas as extremidades, destacando-o dos outros carros da linha Zeekr.

Zeekr 007 / Foto reprodução

O design do novo modelo foi supervisionado por Stefan Sielaff, chefe de design da Zeekr, conhecido por seu trabalho anterior na Audi e Bentley. Em vez de adotar os faróis divididos de outros modelos Zeekr, o 007 possui painéis de largura total com gráficos animados de LED em ambas as extremidades, conferindo-lhe uma aparência mais futurista. Quando o carro está estacionado, esses painéis ficam pretos, criando um show de iluminação quando o proprietário o liga.

Zeekr 007 / Foto reprodução

As proporções e superfícies elegantes são típicas de sedãs elétricos modernos, com um tratamento de duas cores destacando as colunas e as capas dos retrovisores do restante da carroceria. As colunas nos lembram do conceito Aston Martin DBX Crossover de 2015, enquanto a tampa traseira estilo “clamshell” com as lanternas traseiras finas evoca as vibrações do Lucid Air e Porsche Taycan.

Zeekr 007 / Foto reprodução

A Zeekr não divulgou fotos do interior, mas o teto é totalmente coberto por vidro, permitindo uma visão da cabine de cinco lugares. Podemos ver parte do painel de instrumentos digital no painel e vários alto-falantes indicando um sistema de áudio de alta qualidade. De acordo com a mídia local, o teto de vidro integra uma tecnologia chamada “domo de privacidade nano-prateado”, que permite diferentes níveis de transparência e oferece excelente isolamento térmico.

O Zeekr 007 também vem equipado com três sensores LiDAR montados no teto e nos para-lamas dianteiros, suportando sistemas avançados de direção autônoma.

Zeekr 007 / Foto reprodução

A Geely não anunciou as especificações do modelo, mas a imprensa chinesa relata que terá aproximadamente 4.865 mm de comprimento, 1.900 mm de largura e 1.450 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.928 mm. Essas medidas o colocam mais próximo do Tesla Model S do que do menor Model 3 em termos de tamanho.

Zeekr 007 / Foto reprodução

De acordo com o Car News China, o veículo elétrico será baseado na arquitetura PMA2+, derivada da amplamente utilizada base SEA da Geely. A mesma publicação sugere que o Zeekr 007 virá com um único motor elétrico de 204 hp e 350 Nm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. No entanto, é provável que a Zeekr lance versões mais potentes no futuro, possivelmente com um sistema de dois motores elétricos. Uma bateria de 800V de capacidade desconhecida supostamente levará 30 minutos para uma carga completa.

Zeekr 007 / Foto reprodução

Mais detalhes sobre o Zeekr 007 serão revelados em sua estreia oficial, agendada para 17 de novembro no Salão do Automóvel de Guangzhou, na China. O sedã elétrico será o quarto modelo da Zeekr, juntando-se à perua 001 Shooting Brake, à minivan 009 e ao SUV compacto X.

Zeekr 007 e o Grupo Gelly

Para quem não sabe, a Zeekr é uma submarca da Geely, uma empresa automotiva chinesa. A Geely é conhecida por ser uma das maiores fabricantes de automóveis na China e também por possuir participações em outras empresas automotivas, incluindo a Volvo e a Polestar.

A Zeekr foi lançada como uma marca premium de veículos elétricos (VEs) pela Geely, visando competir no crescente mercado de carros elétricos. O objetivo é posicionar a Zeekr como uma marca inovadora e avançada, com foco em tecnologia e design de ponta.

A estratégia da Zeekr envolve o desenvolvimento de veículos elétricos de alta qualidade, buscando atender às demandas do mercado global por soluções de mobilidade sustentável.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.