Ao longo de muitos anos o segmento de sedãs médios sempre foi dividido em dois. O lado Toyota Corolla, racional, confortável e às vezes sem graça. Do outro lado tínhamos os discípulos do Honda Civic, que prezavam pela boa dirigibilidade e visual ousado. Mas o segmento encolheu e não tende a se recuperar. Por isso o Volkswagen Jetta GLI vive sua própria realidade.
Nem bem chegou às concessionárias e o Volkswagen Jetta GLI mostra que é rápido até na hora de receber as premiações mais importantes do Brasil. O sedan esportivo, que estreou recentemente sua primeira reestilização, acaba de ser eleito como a Melhor Compra pela revista Quatro Rodas na categoria de carros até 250 mil reais, superando os modelos Mini Cooper S de duas e quatro portas.
O Jetta GLI traz o motor 350 TSI de quatro cilindros com turbocompressor, injeção direta de combustível, comando de válvulas variável para admissão e escape, bem como elevação variável da válvula de escape. Com nova calibração, o motor passa a render 231 cavalos e mantém os 35,7 kgfm de torque a 1500 rpm. Já o câmbio automatizado de dupla embreagem DSG passa de seis para sete marchas. Com as modificações mecânicas, o Jetta GLI agora acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos.
Com informações de João Brigato / Auto+