O que significa venda direta em um leilão de veículos

Essa é uma modalidade de venda que beneficia alguns grupos especiais com uma condição de compra diferente. A venda de bens é feita pelo Leiloeiro Oficial diretamente ao interessado no lote em questão. 

Ela é realizada por meio de uma proposta que pode ser ofertada tanto pelo site do leilão de veículos online ou de forma presencial. O lote irá ficar à disposição de interessados de acordo com os prazos estipulado no edital da venda direta. Em relação aos lotes que tiverem vários produtos, esse será arrematado pelo interessado que se propor a adquiri-lo em sua totalidade. 

Como funciona ou como participar de um leilão de veículos?

A concepção de um leilão de carros online é um tanto quanto simples. Porém, antes de tudo é recomendado que você dê uma boa lida ao edital do leilão. Lá constam todas as regras para a comercialização dos veículos, inclusive o processo para arrematar um exemplar e fazer o pagamento. Com isso, você evita passar por quaisquer problemas por algo que não foi te informado anteriormente. 

Após isso, você deverá observar os lotes (formado por um automóvel cada) em leilão ofertados presencialmente ou através do site da empresa, que são anunciados um a um. Assim que o lote de seu interesse for anunciado, você poderá dar o seu lance (respeitando o lance mínimo) e, caso existam mais pessoas interessadas no mesmo lote, você irá disputar com elas para decidir quem dará o maior lance.  

É importante salientar que, após você arrematar o bem com um determinado lance, não será possível cancelar a “aquisição”. Caso o vencedor do lote não faça o pagamento no valor dado como lance, o cadastro costuma ser bloqueado, impedindo-o de participar de futuros leilões. Há diversas formas de participar de leilões de carros 

No caso de exemplares apreendidos por falta de pagamento ao banco por parte do proprietário, por exemplo, normalmente as instituições financeiras informam aos interessados o leilão online judicial que atende a sua região ou estado. Para tal, você deve entrar em contato com a organização para receber mais informações – elas podem ser repassadas por chat online, no próprio site ou por ligação, dependendo do banco. 

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.