Obra emergencial amplia abastecimento de água na região de Jacobina

    image_previewMais de 118 mil habitantes dos municípios de Jacobina, Saúde e Caem, no Norte da Bahia, estão sendo beneficiados com a obra emergencial do sistema integrado de abastecimento de água (SIAA), entregue nesta quinta-feira (15), em Jacobina, pelo governador Jaques Wagner. O sistema operava com demanda reprimida, inclusive com áreas de abastecimento irregular, atendidas através de carros-pipa. Para melhorar o serviço, foi executado reforço do sistema com a interligação da barragem de Cachoeira Grande à cidade de Jacobina. Inicialmente, foram construídos 23 mil metros de adutora, dois reservatórios e uma estação elevatória.

    De acordo com o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, a obra emergencial integra o conjunto de investimentos, no valor de R$ 42 milhões, realizado pelo Governo do Estado para ampliar o sistema integrado de abastecimento de água (SIAA).

    A aposentada Maria Lucia Alves, 65 anos, conta que era comum faltar água nos bairros de Jacobina, mas nos últimos dois meses o problema foi solucionado. “Sem água não podemos fazer nada. Quando falta um pouquinho de água atrapalha toda a nossa vida. Agora estamos tranqüilos”, afirmou.

    Obras complementares

    Para completar a obra do SIAA, o governador autorizou início da licitação para a execução das obras complementares do sistema, melhorando ainda mais o atendimento aos municípios de Jacobina, Saúde e Caém. Após esta última etapa, uma nova frente será realizada, compreendendo a conclusão da estação de tratamento de água e lodo em Pindobaçu, a execução de derivação da adutora principal para vários povoados, além de extensão de rede distribuidora e ligações domiciliares.

    De acordo com o governador, o SIAA vai regularizar de forma definitiva o abastecimento de água nos três municípios. A água é captada nos Rios Itapicuru Açu (Barragem de Pindobaçu) e Itapicuruzinho (Barragem do Itapicuruzinho).

    “Todas essas obra darão tranquilidade aos municípios de Jacobina, Caem e Saúde. Por meio do Programa Água para Todos, já foram beneficiados 4,5 milhões de baianos com água tratada e de qualidade e vamos continuar com essa ação que é muito importante”, afirmou Jaques Wagner.

    Também foi autorizado o início da obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Jacobina (1ª e 2ª etapas), que será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, através da Embasa, envolvendo investimentos da ordem de R$ 50,6 milhões.

    SECOM/BA