Pesquisa Datafolha: Dilma tem 40% e Aécio empata com Marina

dilma-marina-aecioA três dias da eleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) segue liderando a corrida pelo Palácio do Planalto. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada na tarde desta quinta-feira (2), ela tem 40% das intenções de voto. A vantagem dela para o segundo colocado, a candidata Marina Silva (PSB), é de 16 pontos.

A novidade fica por conta do candidato Aécio Neves (PSDB), que conseguiu empatar com Marina na disputa pelo segundo lugar da corrida presidencial. O tucano tem 21% das intenções de voto, contra 24% da ex-senadora. Como a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, os dois estão em empate técnico.

Desde o início de setembro, Marina cai a cada nova pesquisa. A vantagem da pessebista sobre o tucano chegou a ser de 20 pontos. Hoje, é de apenas 3.

Luciana Genro (PSOL), Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada, enquanto os demais totalizam 1% juntos. Eleitores que disseram que vão votar em branco ou nulo são 5%, e não souberam ou não responderam outros 5%.

Nas simulações de segundo turno, Dilma vence tanto Marina quanto Aécio com o mesmo resultado: 48% a 41%. O Datafolha 12.022 entrevistas em 433 municípios entre os dias 1º e 2. O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-00933/2014.