Pesquisa divulgada nesta Segunda-feira(05) mostra ampla frente de Lula sobre Bolsonaro; veja resultado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm 41,3% das intenções de voto para as eleições de 2022, segundo nova pesquisa eleitoral da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta segunda-feira (5/7). O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi escolhido por 26,6% dos entrevistados.

Lula, créditos da Foto: Sérgio Lima/PODER 360 Jair Bolsonaro/Foto reprodução

Completam a lista Ciro Gomes (PDT) e Sérgio Moro, empatados com 5,9%, e João Dória (PSDB), com 2,1%. Já Brancos, nulos e indecisos somam 16,4% das intenções de voto. Os dados se referem à pesquisa estimulada de intenção de voto dos eleitores, ou seja, quando nomes de possíveis candidatos são apresentados ao entrevistado.

Já na versão de voto espontâneo, ou seja, quando o próprio entrevistado que indica seu candidato, Lula aparece 27,8% das intenções e Jair Bolsonaro com 21,6%. A maioria dos entrevistados, 38,9%, estão indecisos em relação ao voto para presidente em 2022. Completam a lista Ciro Gomes, com 1,7%, e Sérgio Moro e Dória, empatados com 0,7%. Outros candidatos são opção de 1,5% dos entrevistados.

SEGUNDO TURNO

Nas pesquisas de segundo turno envolvendo o atual presidente com o primeiro e o terceiro colocados na lista anterior, Bolsonaro perde nas duas versões. Lula alcançaria 52,6% em um eventual segundo turno, contra 33,3% do atual chefe de estado. Nos números contra Ciro Gomes, Bolsonaro tem desempenho pouco melhor, de 33,7%, enquanto o vice presidente do PDT é opção de 42,3% dos entrevistados

PREFERÊNCIAS 

Sobre as eleições para presidente da República para o próximo ano, 40,3% entrevistados preferem que Lula ganhe as eleições e volte a ser presidente, enquanto 25,1% preferem que Jair Bolsonaro ganhe as eleições e continue por mais 4 anos. Outros 30,1% preferem que algum candidato que não seja ligado a Jair Bolsonaro, nem a Lula, ganhe as eleições para presidente.

Do total de entrevistados, 45,1% consideram ser mais importante para as eleições para presidente da República no próximo ano Jair Bolsonaro não ser reeleito, enquanto 27,7% consideram mais importante Lula não ser eleito. Outros 21,2% não concordam com nenhuma das opções anteriores.

Com Bolsonaro candidato a presidente no ano que vem, 22,8% disseram que votariam nele com certeza e 11,6% disseram que poderiam votar nele. Por outro lado, 61,8% disseram que não votariam do mandatário para presidente de jeito nenhum e 0,4% disse não conhecê-lo ou saber quem é.

Se o ex-presidente Lula for candidato a presidente em 2022, 35,4% disseram que votariam nele com certeza e 17,1% disseram que poderiam votar nele. Por outro lado, 44,5% disseram que não votariam nele para presidente de jeito nenhum e 0,1% disse não conhecê-lo ou saber quem é.

Foram realizadas 2.002 entrevistas presenciais, em 137 municípios de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.