Pesquisa indica melhor banda larga na Bahia

Ter acesso à internet nos dias de hoje é tão necessário como apertar o interruptor e usar a luz. Seja por diversão ou trabalho, várias situações só podem ser resolvidas estando-se on-line.  Filmes, mensagens, compras, pagamentos, notícias, buscas, praticamente tudo pode ser acessado pela rede de computadores.

Esse novo serviço indispensável na vida de empresas e famílias chamou a atenção de fornecedores que disputam o mercado de telefonia e internet banda larga. Desde a conexão discada, muita coisa mudou e a tecnologia vem acompanhando as necessidades do consumidor.

Confira as melhores operadoras em cada estado

É verdade que para muitos ainda existe muito que melhorar na banda larga brasileira e as firmas estão se esforçando para oferecer mais velocidade com a melhor estabilidade possível. Para avaliar se esses esforços estão dando resultados, a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – fez uma pesquisa para saber quais empresas disponibilizam os melhores serviços em cada estado do Brasil de acordo com o nível de satisfação da população.

A agência avaliou alguns critérios e as empresas que tiveram, na média, as avaliações mais altas em cada um deles foram consideradas as melhores. Vale destacar que o Amapá não entrou na pesquisa. A Anatel usou velocidade da internet, estabilidade da conexão, disponibilidade da rede e atendimento da empresa como quesitos de classificação.

Bahia:

1) NET

2) Vivo

3) Oi

Abaixo confira os melhores serviço de internet banda larga em cada estado brasileiro:

Acre: 1) NET 2) Oi

Alagoas: 1) Vivo 2) NET 3) Oi

Amazonas: 1) NET 2) Oi 3) Sky

Ceará: 1) NET 2) Vivo 3) Sky

Distrito Federal: 1) NET 2) Vivo 3) Oi

Espírito Santo: 1) NET 2) Oi 3) Vivo

Goiás: 1) Vivo 2) NET 3) Sky

Maranhão: 1) NET 2) Sky 3) Oi

Mato Grosso: 1) NET 2) Vivo 3) Oi

Mato Grosso do Sul: 1) NET 2) Vivo 3) Oi

Minas Gerais: 1) Algar 2) NET 3) Blue

Pará: 1) NET 2) Sky 3) Oi

Paraíba: 1) NET 2) Vivo 3) Oi

Paraná: 1) Sercomtel 2) NET 3) Vivo

Pernambuco: 1) NET 2) Vivo 3) Oi

Piauí: 1) NET 2) Oi

Rio de Janeiro: 1) Tim 2) NET 3) Vivo

Rio Grande do Norte: 1) Cabo Telecom 2) NET 3) Sky

Rio Grande do Sul: 1) NET 2) Blue 3) Vivo

Rondônia: 1) Blue 2) Oi

Roraima: 1) Oi

Santa Catarina: 1) Vivo 2) NET 3) Blue

São Paulo: 1) Tim 2) Algar 3) NET

Sergipe: 1) NET 2) Vivo 3) Oi

Tocantins: 1) NET 2) Oi

Dicas para escolher sua banda larga ideal

Como escolher a melhor operadora parece um pouco óbvio: é só pesquisar qual apresenta o melhor serviço! Mas os vários benefícios oferecidos pelas empresas podem embaralhar a decisão do consumidor. Então, fique de olho em suas necessidades para você não contratar um serviço muito caro ou que possua recursos que você não vai utilizar.

Em primeiro lugar, analise suas atividades na internet: download, vídeos e jogos online costumam consumir muito dados e critérios como velocidade e número de megabytes devem ser levados em consideração.

Observe também a área de atuação das operadoras em sua localidade: algumas podem possuir um número pequeno de técnico para efetuar eventuais reparos em sua região. Pesquise ainda pacotes contendo serviços como telefonia móvel e TV a cabo junto com a internet: os famosos combos. Não se esqueça de que as empresas trabalham com planos de fidelidade – geralmente com um ano de duração – sujeito à multa em quebra do contrato. Logo, a parte financeira e o planejamento para pagar uma mensalidade durante pelo menos um ano devem ser bem analisados para não afetar o orçamento familiar.

Segue abaixo um pequeno quadro com as empresas avaliadas (Algar, Blue, Cabo Telecom, NET, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo) e as que tiveram o melhor desempenho em critérios estabelecidos pela Anatel. Boa sorte em sua escolha.

  • Velocidade

1) Tim

2) Cabo Telecom

3) Sercomtel

  • Estabilidade

1) Cabo Telecom

2) Tim

3) Sercomtel

  • Disponibilidade

1) Cabo Telecom

2) Tim

3) Sercomtel

  • Atendimento

1) Cabo Telecom

2) Sercomtel

3) Blue