Pesquisa Istoé/Sensus mostra vantagem de 13% de Aécio sobre Dilma no segundo turno

Dilma-eOs dados da pesquisa Istoé/Sensus, divulgados nesta sexta-feira (17), mostram uma diferença de cerca de 13% entre os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).

Segundo o levantamento, o tucano aparece com 56,4% dos votos válidos, contra 43,6% da presidente Dilma. A diferença de 12,8% representa, aproximadamente, 19,5 milhões de votos. O certame mostrou ainda que a presidente é conhecida por 94,4% dos 2.000 entrevistados, enquanto Aécio é de 93,3%. “Com os candidatos mais conhecidos, a tendência é a de que o voto fique mais consolidado”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus.

Enquanto Ibope e Datafolha erraram feio, o Sensus foi o primeiro instituto a captar o crescimento de Aécio Neves no primeiro turno e também um dos únicos a se aproximar da votação que o tucano teve nas urnas.

O levantamento aconteceu em 24 estados e está registrado sob nº BR-01094/2014. Apesar de divulgado pela Istoé, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o próprio Sensus aparece como contratante da pesquisa.