Pessoas inteligentes tendem a ter poucos amigos, diz pesquisa

geniosA mais recente pesquisa publicada pela revista científica British Journal of Psychology aponta que quanto mais as pessoas muito inteligentes precisarem socializar, mais insatisfeita estarão com a vida. Esse seria o motivo dos chamados gênios tenderem a ser solitários.

A pesquisa foi elaborada pelos psicólogos evolucionistas Satoshi Kanazawa, da London School of Economics, na Grã-Bretanha, e Norman Li, da Universidade de Administração de Singapura, em Singapura, e contou com a participação de 15 mil pessoas, com idade entre 18 e 28 anos. Foram analisados a frequência de interação com os amigos, além de dados como a densidade populacional dos locais de residência dos voluntários.

“O efeito da densidade populacional na satisfação com a vida era mais de duas vezes maior para os indivíduos de baixo QI do que para os indivíduos com QI mais alto. E indivíduos mais inteligentes eram, na verdade, menos satisfeitos com a vida se socializavam com seus amigos com mais frequência”, escreveram os autores.