Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram LinkedIn WhatsApp
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Fale Conosco
    • Home
    • Brasil
    • Carros
    • Variedades
    • Economia
    • Entretenimento
    • Saúde & Bem Estar
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Home»Destaque»Pix: golpe com QR Code pode roubar dados do celular; veja como se proteger
    Destaque

    Pix: golpe com QR Code pode roubar dados do celular; veja como se proteger

    Por Gabriel Araújo28 de novembro de 2020
    Facebook Twitter WhatsApp

    Cibercriminosos estão se aproveitando da vasta utilização de QR Codes no país para aplicar golpes de phishing e infectar celulares de vítimas com malwares e vírus. A informação é de relatório divulgado nesta quinta-feira (26) pela Check Point, empresa de soluções em cibersegurança. A companhia faz um alerta quanto ao uso da ferramenta, que se tornou popular para visualizar cardápios de bares e restaurantes durante a pandemia de Covid-19 e, mais recentemente, para efetuar pagamentos com o Pix.

    Segundo relatório da Check Point, cibercriminosos têm atuado substituindo os códigos dos estabelecimentos, de forma que modificam a URL aberta ao escanear o QR Code. Assim, a vítima é redirecionada para uma página maliciosa ou, ainda, o código QR é capaz de baixar um aplicativo com malware, que pode infectar o smartphone e roubar dados de credenciais bancárias.

    5e2c9c10 f0ff 11ea bfff 052a47153ced
    Foto reprodução

    O engenheiro de segurança da Check Point, Fernando De Falchi, alerta que este tipo de comportamento é difícil de prever, uma vez que ao escanear um código QR o usuário já pode estar exposto a possíveis ataques. “Precisamos lembrar que um QR Code nada mais é do que uma maneira rápida e conveniente de acessar um recurso online, e não podemos ter certeza de que tal recurso é legítimo até que já tenhamos verificado o código, o que significa que um ataque já poderia ter começado”, diz ele.

    A implementação de QR Codes tem se popularizado como alternativa para evitar contatos desnecessários durante a pandemia de Covid-19. Donos de bares, lanchonetes e restaurantes colocaram o código, por exemplo, nas mesas para clientes escanearem e visualizarem as opções do menu. Além disso, opções de pagamento utilizando QR Codes também ficaram em alta com o crescimento das carteiras digitais, como o Mercado Pago e PicPay.

    O Pix, novo método de pagamentos do Banco Central, também tem a opção de receber dinheiro por QR Code. A novidade foi bem recebida por usuários e só no primeiro dia de operação foram feitas mais de 1 milhão de transações bancárias pela modalidade. O pagamento por QR Code de carteiras digitais e do Pix ajuda na prevenção de Covid-19 principalmente porque não necessitam de contato direto para ser concluído, como no caso das maquininhas de cartão.

    Saiba se proteger
    Segundo De Falchi, a melhor maneira para se proteger deste tipo de ataque é ter uma solução de segurança capaz de detectar essas possíveis ameaças em tempo real. O pesquisador da companhia de cibersegurança ESET Daniel Barbosa também dá dicas de como evitar este tipo de ataque e, dentre as medidas de segurança, estão atenção ao escanear o código nos estabelecimentos.

    Em caso de substituição de QR Codes, ele alerta que criminosos podem colar adesivos sobre os QR Codes originais. Nesse caso, o ideal é perguntar ao funcionário do local se o código disponibilizado foi substituído antes de escaneá-lo. Além disso, Barbosa recomenda manter o software do celular sempre atualizado e conferir as prévias do QR Code antes de abrir o site do estabelecimento.

    Gabriel Araújo
    • Facebook
    • Instagram
    • LinkedIn

    Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.

    • Posts Recentes
    21 de março de 2023

    Férias ao sol: destinos para viajar bem longe do frio

    15 de março de 2023

    Novo mini SUV da Toyota chega custando aproximadamente R$ 100 mil reais

    13 de março de 2023

    Os 5 “piores” carros nacionais dos últimos 33 anos

    8 de março de 2023

    Indicador Econômico recua 11 pontos no Brasil no 1º trimestre de 2023

    Portal de Notícias
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2023 Portal de Notícias - Todos os direitos reservados

    Digite e pressione Enter para Pesquisar. Ou Esc para cancelar.