Portaria do Ministério da Saúde habilita clínica de hemodiálise em Euclides da Cunha

O Ministério da Saúde publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 22, a Portaria nº 1.539, de 26 de junho de 2019, que habilita a Clínica de Nefrologia do município de Euclides da Cunha como Unidade de Atenção Especializada em Doença Renal Crônica (DCR).

Foto reprodução

Para o deputado estadual Laerte do Vando (PSC), que recebeu a promessa da portaria, por telefone, no último dia 10 de julho, a decisão é fruto de um trabalho em conjunto. “A gente fica feliz porque quem ganha é o povo”, disse.

Em maio, o parlamentar participou de uma reunião com o ministro Luis Henrique Mandetta, em Brasília, junto com o deputado federal Elmar Nascimento (DEM) e o prefeito de Monte Santo, Vando.

De acordo com a portaria, o Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência dos recursos financeiros ao Fundo Estadual de Saúde da Bahia.

A clínica pertence a um grupo privado e dependia do aval do órgão para firmar um convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde) para atender os pacientes da região, que costumam se deslocar até 300 Km em busca de atendimento.

....