Possíveis problemas e causas nas máquinas de lavar ou lava e seca

Neste artigo vamos te auxiliar nas possíveis causas e problemas que sua máquina de lavar pode estar apresentando e qual a forma mais fácil de resolver esses pequenos problemas.  

Vale ressaltar que nenhuma dessas sugestões dispensa a análise criteriosa de um técnico especializado, portanto, se o problema persistir, entre em contato com uma assistência técnica para lava e seca e lavadoras e agende uma visita para diagnóstico final do seu problema.  

Possíveis problemas e soluções para a sua lavadora

  • Minha lavadora não liga: Pode ser um problema simples como um problema na tomada ou a tampa não fecha corretamente mas também pode ser defeito com alguma peça, existe a possibilidade de uma das duas placas (Interface/Potência) ou o timer da lavadora estarem queimados. Recomenda-se que ambas sejam testadas para que não se troque a peça errada.
  • Muito barulho na hora da lavagem: O motivo mais provável é o tirante estar rompido e o cesto de lavagem ficar “solto” dentro da máquina. Também pode ser alguma outra peça solta que pode prejudicar seu equipamento e suas roupas, sendo assim, sugere-se a troca destas peças e a verificação de demais componentes para que sejam trocados preventivamente.
  • Minha máquina não lava corretamente: Para este problema, existem várias causas, como falta de tensão no motor, defeito nas peças hidráulicas e até mesmo a quantidade e peso das roupas adicionadas na máquina.
  • Minha lavadora está transbordando: Neste caso pode ter duas causas, problema na válvula de entrada de água e a outra é no sensor de água que não consegue identificar o nível e acaba transbordando.

Para todos esses problemas, o ideal é contratar uma assistência técnica para lava e seca e lavadoras, especializada e bem avaliada no mercado para diagnosticar o seu problema. Também não se esqueça de fazer manutenções preventivas para evitar maiores problemas com seu equipamento. 

Dicas para o dia a dia com lavadoras

  • Limpeza da máquina de lavar: não deixe de fazer a limpeza do seu equipamento e quando necessário, contrate uma equipe especializada em higienização de lava e seca e máquinas para evitar problemas maiores por conta de sujeira.
  • Economize água usando sua máquina de lavar: Acumule roupas e lave grandes quantidades de peças, assim você evitará o desperdício de água e sempre que possível, reutilize a água que a máquina descarta após a lavagem para lavar o quintal, por exemplo.
  • Sua máquina de lavar roupa está com defeito? Caso ela esteja apresentando problemas como por exemplo: não liga, parou de receber água ou está pulando alguma etapa de lavagem, antes de solicitar uma assistência técnica, verifique a tampa, tomadas e outra causa simples, se não for nada disso, entre em contato com uma assistência técnica para manutenção de lava e seca Samsung, LG e etc…

Faça uma manutenção preventiva regularmente

Além de todas as dicas que deixamos neste artigo, não se esqueça de manter a manutenção da sua lavadora em dia, ao menos um vez por ano, contrate uma assistência técnica e faça uma manutenção preventiva ou higienização profissional do seu equipamento e evite maiores dores de cabeça com problemas técnicos que poderiam ser evitados. 

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.