Prefeitos eleitos de 59 cidades brasileiras não tomarão posse hoje

    Os candidatos de 59 cidades brasileiras que tiveram mais de 50% dos votos e concorreram com os registros de candidatura indeferidos não tomarão posse nesta terça-feira ( 1º).

    Nestes casos, os presidentes das Câmaras de Vereadores assumirão as prefeituras até que um novo pleito aconteça. Em alguns municípios as novas eleições já foram marcadas pela Justiça Eleitoral. É o caso de Camamu, no sul baiano, onde o pleito está marcado para o próximo dia 3 de março. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não conseguiu encerrar o ano do Judiciário, no último dia 19, tendo julgado todos os processos relativos às eleições municipais de 2012. Apesar disso, a presidente Cármen Lúcia, anunciou que 90% dos 7.781 recursos sobre registros de candidaturas foram julgados e tiveram alguma decisão. Com isso, cerca de 780 recursos ainda ficaram pendentes de decisão e os casos devem ser resolvidos em 2013. As sessões de julgamento do plenário do TSE serão retomadas em 1º de fevereiro, mas a corte funciona em esquema de plantão até o dia 6 de janeiro com a presença da ministra.

    No entanto, ainda não é possível saber se os processos pendentes sobre as últimas eleições poderão ter decisões monocráticas de Cármem Lúcia, ou se deverão aguardar pelo retorno das atividades plenárias. (Bahia Notícias)

    ....

    COMPARTILHAR