Prefeitura de Cansanção intensifica ações de prevenção e combate à seca

    [vsw id=”7mI7eYvSVio” source=”youtube” width=”628″ height=”410″ autoplay=”no”]

     

    Com o objetivo de viabilizar ações de combate à seca em Cansanção, a Administração “Construindo uma nova História II” vem desenvolvendo e intensificando várias atividades, especialmente na zona rural do município.

    acudeLimpeza e revitalização de Aguadas

    Após realizar com recursos próprios a limpeza de 105 represas, foi iniciada no último dia (05), a limpeza de uma das mais importantes represas do município, o Açude do Caldeirão. Construído pelo DNOCS em 1957, seco pela última vez em 1992 e nunca antes limpo, o açude que é de fundamental importância para o desenvolvimento de localidades adjacentes, sendo uma das principais fontes de água de uma região que abrange vários povoados.

    aguaDistribuição de Água

    A maior seca das últimas décadas é também a maior das preocupações das pessoas que vivem na zona rural. A estiagem só não é mais grave, devido à atuação da prefeitura prestando assistência as pessoas que vivem em localidades não atendidas por água encanada. Com foco no atendimento da população de baixa renda, recentemente o município ampliou a frota de carros-pipa que irá amenizar ainda mais, o sofrimento causado pela longa estiagem. Além dos carros-pipa disponibilizados, o município conta também com 18 caminhões da “Operação-Pipa”, coordenada pelo Exercito Brasileiro em parceria com a secretaria municipal de Agricultura.

    cisternaAções conjuntas com a Secretaria de Agricultura

    A secretaria da Agricultura em parceria com os governos Federal e estadual vem beneficiando milhares de famílias. Segundo o secretário da agricultura Osmilton Ribeiro, nos últimos meses foram construídas 380 cisternas e outras 810 estão em fase de aprovação; 400 agricultores estão recebendo o “Bolsa Estiagem”; outros 1300 agricultores estão sendo beneficiados com o “Garantia Safra”.

    ranulfo1O prefeito Ranulfo Gomes afirmou que está engajado na luta junto aos moradores da zona rural e que irá procurar recursos onde for preciso para amenizar, essa, que já é considerada a pior seca dos últimos 50 anos. Recentemente Ranulfo, juntamente com o deputado Federal José Nunes, participou de uma audiência com governador que prometeu agilizar o mais rápido possível cada uma das reivindicações do prefeito.

    ASCOM/PMC