Prefeitura deixa pé de cajá no meio da rua e coloca quebra-molas para “evitar acidentes”

61

Para evitar acidentes, município decidiu instalar equipamentos e sinalização em volta da árvore que é referência para o Jardim Paulista, loteado em 1976: “É a rua do pé de cajá”

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, divulgou nesta quinta-feira, as imagens de serviços de infraestrutura para preservar uma cajazeira, árvore frutífera típica de região norte do país, mantida no centro de rolagem da avenida Piracicaba, no Jardim Paulista, recém asfaltada. Para evitar acidentes, o município instalou lombadas, sinalizador e um canteiro protetor em torno da árvore.

cajazeira
Cajazeiro foi deixado no meio de avenida em Paraíso — Foto: Prefeitura de Paraíso/Divulgação

De acordo com as informações, a ação é das secretarias municipais de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico. Os órgãos decidiram mudar a obra de pavimentação asfáltica para preservar à árvore, que tem em torno de 30 anos, segundo estimativa do engenheiro ambiental, Thales Dellano.

Dellano chegou a revelar a ação sobre a árvore no Twitter, durante interação feita no dia 12 de julho. A foto mostrava a avenida recém-inaugurada e a árvore ainda sem os equipamentos de proteção.

c11 1
Foto reprodução

Nas imagens divulgadas na quinta-feira, aparecem lombadas, sinalização horizontal e um canteiro de proteção, com sinalização, que receberá flores. “A preservação ambiental e o tratamento urbanístico foram aplicados no traçado da avenida Piracicaba – Jardim Paulista, pensando também na segurança da via”, diz a prefeitura, em nota ao JTo.

O setor Jardim Paulista foi loteado há 44 anos, em fevereiro de 1976, e segundo a prefeitura quando a avenida foi aberta, a árvore já existia e passou a serviu de referência para localização: “a rua do pé de cajá”.

De acordo com a Prefeitura a população da região também é favorável à manutenção da cajazeira e protegê-la

cajaz
Pilares foram construídos ao lado de cajazeiro — Foto: Prefeitura de Paraíso/Divulgação

Fonte: Jornal de Tocantins