Pregador Ronaldo Santos – A Parábola da Ovelha Perdida Desgarrada

190052_366235136833225_1768537399_n1Há muito, Deus tem tentado esclarecer ao homem, acerca do seu grande amor por nós. A ovelha perdida, é uma parábola contada por Jesus, afim de mostrar a busca incessante do pai por seus filhos.

Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. O sopro do pai o fez vivente. Somos seus filhos.

Jesus começa ilustrando a disposição do bom pastor, que na falta de uma ovelha, somente uma delas, sai e enfrenta o que for preciso para a resgatar e a trazer em segurança ao aprisco. E foi isso mesmo que aconteceu. O pai nunca rompeu a sua relação com o homem. O ser humano foi quem se perdeu, se distraiu, não teve atenção suficiente e errou o caminho.

Como uma ovelha perdida desgarrada, saiu sem direção e sem proteção. Certamente encontrou muitos que pareciam o pastor, mas eram lobos disfarçados. “Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?”(Lucas 15:4 )

O AMOR DE DEUS EM BUSCA DA OVELHA PERDIDA. Deus não precisava da criatura. Mas no seu imensurável amor, envia o pastor Jesus, desde lá da sua glória. Jesus que habitava no local inacessível, no esplendor do seu poder. Mas ele voluntariamente se oferece a ir resgatar e reunir as ovelhas perdidas do seu rebanho.

Jesus é o pastor que deixa as noventa e nove e vai em busca da ovelha perdida. Deus se encarna na pessoa de Jesus e desce ao maior grau de humilhação, recebendo morte por crucificação.

A OVELHA PERDIDA E O BOM PASTOR

O mestre é o bom pastor que dá a vida por suas ovelhas. Que amor poderia ser maior do que este? Oferecer a sua vida, o seu sangue por nós.

O pastor veio e continua a sua busca por seus filhos. Deus está ansioso pelo resgate das ovelhas perdidas. Ele se importa com você!

O homem tem um grande valor para Deus. O homem é de tal valor imensurável, que o Pai não teve palavras para descrever o seu amor.

ALEGRIA NO ENCONTRO DA OVELHA PERDIDA.

“E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso; E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. ” Lucas 15:5

“Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” Lucas 15:7

Jesus mostra que há alegria, há uma festa no céu, quando um pecador consegue compreender esse amor e arrependido, volta a seu pai.

O pai oferece perdão. O desejo do bom pastor é a reconciliação com a humanidade. O que dói no coração de Deus é a recusa do homem ao perdão ofertado.

Porém àqueles que erraram o caminho como a ovelha perdida, hoje o bom pastor os chama de volta ao seu rebanho.

Se sois suas ovelhas, reconhecereis a sua voz. Deus abençoe a todos e até a próxima matéria, querendo Deus!

Deus abençoe, até a próxima matéria!