Procura por Ensino à Distância cresce em 57%

Com o aumento da demanda por cursos online, ministrar aulas pela web se tornou um negócio lucrativo no Brasil

Quantas videoaulas você já assistiu este ano? Com a popularização da internet, o desenvolvimento de modernas plataformas para aulas online e o fortalecimento da cultura multimídia, estudar pela web se tornou algo comum na rotina dos brasileiros.

Segundo recentes estatísticas da Associação Brasileira de Ensino à Distância (ABED), entre 2014 e 2018, a oferta de aulas virtuais cresceu 57% em nosso país.

Flexibilidade de tempo para alunos e professores, preços de mensalidades mais acessíveis e até mesmo todo o dinamismo proporcionado pelo formato e-learning são alguns dos fatores que estão contribuindo bastante para o aumento da procura pela educação à distância.

Criar cursos online é negócio rentável no Brasil

Com a grande demanda por aulas pela internet, o mercado de ensino à distância (EAD) está cada vez mais aquecido em nosso país. Com isso,  a criação de cursos online se tornou um negócio digital bem lucrativo.

Para quem deseja começar a ensinar pela internet, a hora é agora! Isso porque o cenário atual está muito favorável. De acordo com o mais recente Censo EAD, já havia 1,5 milhão de estudantes inscritos em cursos à distância em 2016. Para 2018, a previsão é que o número de inscrições ultrapasse 1,8 milhão.

Escolher uma plataforma EAD completa facilita a vida do empreendedor

Anda pensando em criar seus próprios cursos online? Ainda não sabe como? O primeiro passo é planejar em detalhes o seu negócio digital. Quando estiver tudo pronto, a dica é procurar uma plataforma EAD completa para tornar a realização do seu e-learning descomplicada e prática.

Um boa plataforma para aulas pela web oferece não apenas recursos tecnológicos, mas também permite que o empreendedor possa gerenciar tudo de forma simples. Da criação de conteúdo à análise de métricas passando pela divulgação e venda de cursos online.  Entre muitas outras funcionalidades que facilitam bastante a gestão inteligente e eficaz do seu negócio de cursos online.

Como criar cursos online que vendem

Pesquisar nunca é demais

  • Conteúdo: por mais que você seja especialista na área que irá ministrar suas aulas pela internet, atualizar seus conhecimentos com dados recentes e novos estudos de casos são algumas práticas fundamentais para o sucesso do seu curso online.
  • Público-alvo: o que os seus possíveis alunos esperam aprender? Qual o melhor formato para o tipo de target que você pretende ministrar aulas? Como seu curso online poderia ir além para encantar e fidelizar esses clientes? Para descobrir essas e outras respostas que ajudarão no sucesso do seu negócio, é imprescindível pesquisar a fundo seu público-alvo.
  • Concorrência: quantas videoaulas sobre o tema já existem no mercado? Como os cursos digitais estão sendo entregues para os alunos? Quais práticas você pode aprimorar no seu conteúdo para EAD? Pesquisar seus concorrentes, para identificar pontos fracos e fortes, é uma necessidade para criar cursos online lucrativos.

Planejar é preciso

Uma câmera na mão e um conhecimento profundo na cabeça a ser compartilhado pela plataforma EAD. Um curso online de sucesso vai  muito além disso.

Antes é indispensável produzir um roteiro bem elaborado para guiar suas videoaulas, planejar como o conteúdo será dividido e apresentado aos alunos de forma eficaz. Definir  quais recursos serão necessários, entre outros tópicos a serem estruturados. E tudo começa  com os objetivos do seu curso online.

Produção de conteúdo das aulas

Esse é o momento de colocar em prática tudo que você planejou na fase anterior. Gravar as vídeoaulas dando origem a um material de qualidade (não apenas no conteúdo, mas também no formato escolhido).

Além disso, caprichar na edição de imagens é fundamental. Enriquecer seu material com recursos multimídias como infográficos e games também facilita bastante o engajamento dos alunos. Depois é só colocar tudo que foi produzido na plataforma EAD. E pronto. Curso online criado!

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.