Projetos da Transit ganham assistência padronizada da Ford

A maioria dos clientes de veículos comerciais faz algum tipo de modificação no produto para atender as necessidades do seu negócio, desde uma simples adesivagem até outras mais complexas, como a transformação em ambulância – veja o vídeo. No caso da Transit, a Ford desenvolveu padrões técnicos de engenharia que são fornecidos para as empresas especializadas nesse tipo de trabalho, permitindo que ele seja feito com qualidade e respeite as características originais do veículo.

Ford Transit / Foto: Ford

A Ford criou um canal exclusivo de comunicação para as empresas transformadoras, onde elas podem ter acesso a manuais com regras de uso e tudo o que pode ser feito na Transit, incluindo pontos de furação, diagramas elétricos e modelos matemáticos (desenhos 3D). Esse cuidado dá mais tranquilidade ao cliente de que o produto final atenda todos os requisitos de desempenho e qualidade.

“Esse suporte da fábrica aos transformadores permite que as modificações na Transit sejam feitas com qualidade, preservando as suas funcionalidades. Além disso, a nossa equipe de especialistas da engenharia também está disponível para dar assistência no desenvolvimento de novos projetos”, diz Flavio Costa, gerente de Vendas de Veículos Comerciais da Ford.

Ford Transit / Foto: Ford

Mais de 30 empresas das principais regiões do Brasil já utilizam esse canal de comunicação, que continua aberto a outras transformadoras. Para se cadastrar, basta entrar no link disponível no site da Ford – link – onde é possível acessar também o manual do implementador. Após a avaliação, as empresas cadastradas passam a ter acesso, também, a informações em primeira mão sobre novos produtos e convites para eventos de relacionamento.

            Em alguns casos, a empresa transformadora pode aderir ao processo de certificação da Ford, que além do acompanhamento de todo o projeto permite compartilhar o que há de melhor em processos e controle de manufatura.

“O nosso processo de certificação para transformadoras, chamado QVM, foi originalmente desenvolvido na Europa, onde não por acaso a Transit é líder do mercado de vans. Nós o utilizamos como base para criar o mesmo processo no Brasil. Na prática, ele funciona como um selo de qualidade, sinalizando para o cliente os transformadores que trabalham com um sistema padronizado e robusto”, completa Flavio Costa.

Potente e conectada

A linha Transit inclui os modelos minibus e furgão. A minibus conta com as versões de 15 e 18 ocupantes e vidrada, usadas em aplicações como transporte escolar, executivo e turismo. Entre outros equipamentos, é a única a vir com piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa, auto start-stop, três modos de condução, volante multifuncional, estribo elétrico automático, cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros e conexão USB nas fileiras.

A Transit Furgão tem as opções de comprimento médio, com capacidade de 10,7 m3, ou longo, com 12,4 m3. Ela é usada para diversos fins, incluindo ambulância, transporte de mercadorias, oficinas móveis ou “food truck”.

A van da Ford é equipada com o motor mais potente da categoria – o EcoBlue 2.0 turbodiesel, de 170 cv –, transmissão manual de seis velocidades e tração traseira. Também é referência em segurança, dirigibilidade e conectividade, a primeira a vir com um modem embarcado de fábrica que permite serviços exclusivos, como o Acompanhamento Preventivo Inteligente, que monitora a saúde do veículo, e a Assistência Técnica em Conferência para agilizar a solução de problemas no dia a dia. Com o aplicativo FordPass é possível ainda agendar e acompanhar serviços online nas concessionárias, localizar o veículo e gerar relatórios para o negócio.

Na assistência pós-venda, a Transit conta com uma rede de mais de 100 concessionárias em todo o Brasil e um sistema aprimorado de logística que agiliza a entrega de peças de reposição para o atendimento aos clientes.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.