Punta del Este terá Museu de Arte continental

Um novo museu idealizado pelo artista uruguaio Pablo Atchugarry será construído em Manantiales, ao lado de Punta del Este, em Maldonado, no Uruguai. O projeto foi apresentado no início deste ano, com previsão de se realizar entre 2020 e 2021.

Foto reprodução/Facebook Fundación Pablo Atchugarry

A Fundação Pablo Atchugarry, comandada pelo artista, homenageará a arte latino-americana neste espaço que conta apenas com investimentos privados. O museu abrigará exposições itinerantes de artistas contemporâneos e de talentos emergentes do continente.

As obras do museu já foram iniciadas e têm assinatura do arquiteto uruguaio Carlos Ott. O prédio de 1,6 mil metros quadrados ocupa uma parte do terreno da Fundação Pablo Atchugarry, em Manantiales. O espaço contará com duas salas para acomodar as obras de pintores e escultores que dividirão o espaço com a coleção particular de Atchugarry, composta por peças dos venezuelanos Jesús Rafael Soto e Carlos Cruz-Diez, do argentino Julio Le Parc, e dos uruguaios Joaquín Torres García, María Freire, Miguel Ángel Pareja e José Pedro Costigliolo.

Atchugarry disse que espera contar, no futuro, com as obras do artista gaúcho Iberê Camargo. “Conheci Ibere Camargo em 1975”. “Iberê me pedia opinião sobre suas obras. Hoje ficarei feliz em ter obras dele no museu que vai ser uma espécie de ‘refúgio para a arte latino-americana”.

As áreas naturais no entorno da propriedade permanecerão intocadas. A ideia é permitir a maior interação possível entre arte e natureza. Segundo entrevista do artista à agência EFE, o museu foi pensado como um espaço de referência e atuará como “ponte” entre as Américas. O complexo terá entrada franca.

As esculturas de Pablo Atchugarry podem ser vistas no Parque das Esculturas (Parque de Las Esculturas) localizado na fundação homônima, em Punta del Este. O artista já exibiu suas obras em museus e galerias internacionais como o Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires (Argentina); a Galleria d’Arte Moderna Raccolta Lercaro, Bolonha (Itália); a Fundação Fran Daurel, Barcelona (Espanha); o Museu Coleção Berardo, Lisboa (Portugal); o Museu de Arte Pérez, Miami (EUA); o Museu de Arte Chrysler, Norfolk (EUA); o Museu Brasileiro de Escultura, São Paulo (Brasil), entre outros. Atualmente Atchugarry vive e trabalha entre Lecco (Itália) e Manantiales (Uruguai).

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.