Quais são as manutenções preventivas de carro?

A manutenção é um assunto extremamente abordado em portal dos carros. Isso porque, esse assunto é de extrema relevância para manter os veículos valorizados e em pleno funcionamento.

Já ouviu falar em manutenção preventiva? Confira a seguir o que é, qual a sua importância e além disso, conheça os principais tipos de manutenções preventivas de carros:

O que é manutenção preventiva?

Independente dos tipos de carros, a manutenção preventiva é extremamente importante para o veículo.

Basicamente, o seu principal objetivo é garantir que o veículo esteja conservado e devidamente funcionando, em condições originais. Dessa forma, a manutenção preventiva serve para evitar prejuízos futuros, que podem até mesmo ser irreversíveis.

Além da manutenção preventiva, existem outros tipos de manutenção, como:

  • Manutenção preditiva;
  • Manutenção detectiva;
  • Manutenção corretiva.

As principais manutenções preventivas

Agora que você já sabe o que é manutenção preventiva, que tal conhecer as principais que você pode realizar em seu carro, para mantê-lo seguro e funcionando bem? Confira a seguir e entenda mais:

Manutenção do fluido de freio

No mercado automotivo, um dos assuntos de maior importância e destaque, é a manutenção do fluido de freio. Afinal, ela é essencial para o bom funcionamento dos veículos.

Dessa forma, quando trata-se da manutenção preventiva, é importante que o fluido de freio seja trocado periodicamente, uma vez ao ano. Além disso, é essencial revisar os discos e pastilhas do freio, para garantir a segurança do veículo.

Verificação dos níveis de óleo e troca

Outro assunto de extrema urgência quando estamos falando sobre manutenção de carros em caráter preventivo, é a verificação dos níveis de óleo.

Isso porque, cada montadora possui as suas recomendações para a troca de óleo e a não realização da troca pode ser extremamente prejudicial para o motor, causando uma série de problemas e danificando o veículo.

Troca de filtros

Os filtros de ar e combustível também fazem parte das ações mais importantes de manutenção.

Sendo assim, periodicamente, é muito importante realizar a substituição do filtro de ar, para que dessa forma, o motor não seja desgastado e possivelmente danificado.

O mesmo vale para o filtro de combustível. É essencial verificá-lo e trocá-lo quando necessário, para evitar que o tanque do veículo entre em contato com sujeiras.

Alinhamento e balanceamento

Por fim, o alinhamento e o balanceamento também são assuntos de extrema importância para a manutenção preventiva.

A realização das duas manutenções é essencial para evitar que os pneus sejam desgastados. Além disso, servem para garantir que o carro está seguro para funcionar perfeitamente.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.