Qual a diferença entre a tinta corante e a tinta pigmentada

Quem quer aproveitar máxima performance em impressões e ainda aumentar o tempo de vida útil de sua impressora, precisa estar bem informado sobre as diferenças de equipamentos e suprimentos disponíveis para compra. As tintas corantes e as tintas pigmentadas são um dos exemplos de informações úteis. Continue lendo e saiba mais as diferenças entre elas.

Tinta corante

A tinta corante é uma tinta à base de água e compõe a maioria dos cartuchos e toners. É ideal para uso doméstico, em impressões para de trabalhos acadêmicos, documentos e imagens.

A tinta corante tem alto brilho e apresenta um acabamento uniforme. É usada principalmente em impressoras jato de tinta.

Um dos benefícios das tintas corantes, é que esta tinta tem menor risco de entupimento porque suas moléculas são solúveis em água.

Tinta Pigmentada

A tinta pigmentada é composta por pigmentos em pó, sólidos. É resistente à água e umidade e por isso apresenta grande durabilidade.

Quando utilizada em papéis lisos, as impressões com tintas pigmentadas apresentam alta nitidez e secagem rápida com grande fixação.

Vantagens de cada tinta

Confira os benefícios que cada tinta oferece:

Tinta Corante

  • Rápida secagem;
  • Menor preço;
  • Não provoca entupimento;
  • Boa qualidade em impressão de fotografias,

Tinta Pigmentada

  • Alta qualidade;
  • Não borra com exposição à água;
  • Melhor custo-benefício para grandes volumes de impressões;
  • Recarga de alta duração.

Como escolher a melhor impressora e os melhores suprimentos?

Na verdade, não há um padrão de melhor modelo de impressora a ser utilizada. Sem dúvidas, alguns recursos podem deixar a rotina mais fácil como as impressoras multifuncionais, que apresentam conectividade wi-fi e funções de scanner, fax e cópia.

Para escolher um equipamento adequado, é preciso considerar qual a necessidade de uso para o ambiente doméstico ou comercial. Leve em conta qual será o volume de impressão  – isso pode fazer você optar por uma impressora a laser, por exemplo.

Mais uma dica é pesquisar o preço dos suprimentos, com isso você saberá se o cartucho de tinta ou cartucho de toner está dentro do seu orçamento.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.