Quem pode e quando pode tomar suplementos?

A nutrição esportiva nunca esteve tão em alta: milhões de atletas amadores e profissionais fazem uso de suplementos na rotina de treinos. Creatina, whey protein, carboidratos, BCAA´s e outros produtos são consumidos por praticantes de atividades que desejam reforçar a ingestão de nutrientes para ganhar músculos ou reduzir gordura sem comprometer a saúde. Afinal, nem sempre a alimentação por si própria consegue suprir as necessidades nutricionais diárias do nosso corpo.

De acordo com recentes pesquisas realizadas pelo Sebrae, constatou-se que mais da metade dos brasileiros consome algum tipo de suplemento alimentar. Os mais populares são o whey e os termogênicos. A preocupação com a boa forma tem movimentado bastante o mercado fitness.

Um grande erro é pensar que tomar o suplemento basta para atingir objetivos: de acordo com especialistas, é preciso praticar atividades físicas regularmente e adotar uma dieta saudável e balanceada também. Antes de adotar uma nutrição esportiva, é preciso consultar um médico de sua confiança para saber qual produto é ideal para você. Tomar suplementos por conta própria pode não ser tão arriscado para a saúde, mas será um desperdício de dinheiro e pode atrapalhar os objetivos. Saiba em que circunstâncias devemos ingeri-los.

Quando a alimentação não dá conta

Muitas vezes a correria do dia a dia impede que tenhamos uma alimentação saudável e balanceada, consumidas em horários pré-determinados e com todos os grupos alimentares devidamente representados. Antes de iniciar a suplementação, é preciso consultar o médico para verificar possíveis condições patológicas que podem ser agravadas com o consumo de produtos. Vale sempre lembrar que o processo é uma estratégia para agilizar resultados e proporcionar nutrição completa e nunca deve ser realizada sem acompanhamento nutricional.

Aumento de massa muscular

Se você faz musculação e tem como objetivo hipertrofia, suplementos como whey, BCAA´s, carboidratos e albumina são os preferidos do público. Todos esses produtos ajudam no desempenho e auxiliam a recuperação muscular sem prejudicar a saúde, aumentando a quantidade de proteínas no organismo. No entanto, é sua combinação com atividades físicas que promovem o ganho de massa muscular.

Um empurrãozinho para perder peso

Você está em processo de emagrecimento e deseja um produto que auxilie a perder peso de forma equilibrada e saudável? Para otimizar resultados, muitos têm recorrido a suplementos como cafeína, termogênicos, ômega-3, L-carnitina e outros. Consulte seu nutricionista para saber qual deles é o mais indicado para você.

Quando tomar?

Cada caso é um caso: a hora mais indicada para ingerir o produto é bem variável, uma vez que cada pessoa possui um metabolismo próprio, assim como diferentes objetivos. O whey protein, por exemplo, é indicado para tomar no pós-treino, porém, também pode ser consumido de manhã ou no lanche da tarde. A albumina, por outro lado, tem uma lenta absorção e deve ser ingerida antes de dormir, para distribuir proteínas para todo o corpo.

Siga à risca as orientações do seu médico, que é quem vai determinar o melhor momento e dosagem para sua nutrição esportiva diária. Quem sofre de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas hepáticos e outras males crônicos jamais devem fazer uso de suplementos sem supervisão médica.