Raro Fusca Série Ouro Dakar 1996 é encontrado 0km e original de fábrica

O Fusca foi o primeiro modelo de automóvel fabricado pela companhia alemã Volkswagen, sendo produzido entre 1938 e 2003. Foi o carro mais vendido no mundo, ultrapassando em 1972 o recorde que pertencia até então ao Ford Modelo T, de origem estadunidense. Foi produzido até 2003, no México, onde era chamado de VW Sedan. Ele era parte de uma edição comemorativa chamada Última Edición, limitada a 3 000 carros. O último exemplar marcou o fim da longa produção de 65 anos do Fusca, durante a qual foram fabricados 21 529 464 unidades, números que fazem dele o modelo único mais produzido do mundo em todos os tempos.

Em 1993, por sugestão do então presidente da República Itamar Franco, a empresa voltou a fabricar o modelo, apelidado popularmente de Fusca do Itamar. Itamar queria a fabricação de carros populares (compactos) e sugeriu que o Brasil precisava de um carro como o Fusca. Foi aprovada então a Lei do carro popular, que previa isenções de impostos para os carros com motor 1.0 e também para os que tivessem com refrigeração a ar, sendo assim o Fusca e a Kombi, embora tivessem motores de 1.6l, foram incluídos.

Em 1996, último ano de produção do Fusca no Brasil, a VW decidiu lançar uma série especial de despedida, denominada Série Ouro. Nesse segundo período (1993 a 1996), foram produzidos cerca de 47 000 exemplares. A partir deste ano, o único país do mundo que ainda produzia o Fusca era o México. O modelo produzido no México possuía algumas melhorias, como um para-brisa maior e motor com injeção eletrônica de combustível, porém foi no Brasil onde o Fusca teve o maior número de variações e séries especiais e exclusivas ao mercado brasileiro, com a VW do Brasil tendo mais autonomia para elaboração de projetos no Brasil, o que nunca aconteceu no México.

Recentemente o caçador de raridades Reginaldo de Campinas exibiu em suas redes sociais um raro exemplar do Fusca Série Ouro Dakar 1996 que segue incrivelmente 0km nos dias atuais, se você é colecionador, não se empolgue, pois o carro não está a venda, porém pode ser apreciado nas imagens abaixo:

Foto reprodução: Reginaldo de Campinas
Foto reprodução: Reginaldo de Campinas
Foto reprodução: Reginaldo de Campinas
Foto reprodução: Reginaldo de Campinas
Foto reprodução: Reginaldo de Campinas

Fonte: MundoFixa

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.