Rebitadeira pneumática é melhor que manual?

Para fazer a união de chapas metálicas usando rebites, as rebitadeiras são necessárias. Entre os diversos modelos, existem a rebitadeira pneumática e a manual. Você sabe a diferença entre elas e qual é a melhor? Continue lendo para saber!

Rebites e rebitadeiras

Antes de entender a diferença, é preciso lembrar o que são rebites. Podemos definir como peças de fixação industrial que possuem diversas aplicações. Também destacamos que há muitos tipos e materiais, sendo que cada um é mais indicado para um caso.

Conheça alguns tipos:

Assim como os rebites, há diversos modelos de rebiteiras. Saiba um pouco mais sobre a rebitadeira manual e pneumática:

Rebitadeira manual

Quando pensamos em algo manual, facilmente associamos a algo mais simples, não é? No caso de uma rebitadeira, é exatamente isso. Nas manuais, a força manual é exigida para conseguir fazer a fixação.

O processo de rebitagem é mais simples, mas é eficiente. Por usar força, é indicado apenas para pequenos trabalhos. Hoje em dia, existem diversas marcas que fabricam esses equipamentos.

Rebitadeira pneumática

Diferente de uma rebitadeira manual, a pneumática é profissional. Ela é muito utilizada em trabalhos maiores, uma vez que não exige força manual. Funilarias, indústrias, montadoras são apenas alguns exemplos.

Comparando com as manuais, elas são mais sofisticadas. Porém, as manuais não deixam a desejar na eficiência da fixação com rebites de repuxo. Então qual é melhor? Depende do caso. Tarefas menores podem ser feitas com as manuais, enquanto demandas maiores precisam de equipamentos com mais tecnologia.

Isso deve ser levado em conta na hora de comprar para que você adquira o produto melhor custo-benefício. É evidente que as manuais possuem um custo mais baixo, já as pneumáticas são um pouco mais caras.

Outros tipos

Se você acha que só existem esses dois tipos de rebitadeiras, está bem enganado! Também há a rebitadeira a bateria e a hidropneumática. Elas também são mais sofisticadas que a manual.

Dicas para comprar rebites e rebitadeiras

Rebites e rebitadeiras merecem atenção especial na hora de comprar para não se arrepender depois. Atualmente, existem muitas lojas que vendem esses itens, mas é necessário avaliar a qualidade.

Sabemos que o preço influencia bastante na decisão da compra, principalmente para quem está com o orçamento apertado. Porém, o valor não deve ser o único ponto considerado.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.