Retorno às aulas do Estado tem baixíssima presença de estudantes em Euclides da Cunha

Após o período de aulas 100% remotas, estudantes do Ensino Médio da rede estadual da Bahia e suas diferentes ofertas e modalidades foram às suas respectivas escolas nesta segunda-feira (26) para o início dos encontros presenciais. Seguindo uma tendência estadual, a presença dos estudantes foi muito baixa, incluindo em Euclides da Cunha, onde apenas aproximadamente 10% dos estudantes compareceram às aulas.

aa08caaa 8d1b 4ea2 8e1b bd1ec1514fc5
Foto reprodução/ Euclidesdacunha.com

Os alunos presentes receberam às boas-vindas dos professores e se inteiraram da nova modalidade de ensino, que será, por ora, híbrida (presencial e remota) e forma alternada.

De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, para esta nova fase, as salas deverão ter 50% de ocupação da capacidade por vez. Cada turma de estudantes será dividida em duas. Uma turma de A a I, na primeira semana. A outra turma de J a Z, na segunda semana e, depois disso, haverá alternância dos dias para os alunos. A unidade escolar poderá fazer o ajuste relacionado a esta escala conforme a realidade de cada turma e em função de outro critério que a unidade escolar considere relevante. As aulas do Fundamental nas diferentes modalidades e ofertas serão iniciadas no dia 9 de agosto.

Além do uso obrigatório de máscaras no ambiente escolar, o protocolo sanitário para as aulas semipresenciais também estabelece outras medidas, como aferição da temperatura na entrada da escola, uso de álcool em gel, e distanciamento entre as pessoas.

Euclides da Cunha possui quatro escolas estaduais, duas a nível de Ensino Médio e duas a nível Fundamental – e uma dessas possui a modalidade de Ensino Técnico.

A outros meios de comunicação, o diretor do Educandário Oliveira Brito, Oniram Soares acredita que baixa frequência dos estudantes pode estar atrelada à indisponibilidade de ônibus, principalmente para transportar os estudantes da zona rural do município.

Fonte: Euclidesdacunha.com