Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram LinkedIn WhatsApp
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Fale Conosco
    • Home
    • Brasil
    • Carros
    • Variedades
    • Economia
    • Entretenimento
    • Saúde & Bem Estar
    Portal de NotíciasPortal de Notícias
    Home»Destaque»Reviravolta: OMS diz que China ocultou dados da origem da Covid-19
    Destaque

    Reviravolta: OMS diz que China ocultou dados da origem da Covid-19

    Por gabriel230 de março de 2021
    Facebook Twitter WhatsApp

    O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu nesta terça-feira (30) uma nova investigação sobre a hipótese de uma fuga do vírus da covid-19 de um laboratório na China e criticou a falta de acesso dos especialistas aos dados.

    OMS
    Foto reprodução

    Embora os cientistas, que investigaram a origem do vírus na China em janeiro e fevereiro, estimem que essa possibilidade seja a menos provável, “isso requer mais investigações, provavelmente com novas missões com especialistas, o que estou disposto a implantar”, assegurou.

    Por sua vez, Estados Unidos e treze países aliados expressaram suas “preocupações comuns” em uma declaração conjunta sobre o relatório.

    “É essencial expressar nossas preocupações comuns de que o estudo de especialistas internacionais sobre a origem do vírus SARS-CoV-2 foi significativamente atrasado e não teve acesso exaustivo aos dados e amostras originais”, declara o governo americano com outros países, incluindo Reino Unido, Israel, Canadá, Japão, Austrália, Dinamarca e Noruega.

    Na apresentação oficial do relatório conjunto dos especialistas da OMS e de cientistas chineses sobre a origem do vírus, o chefe da OMS disse que a investigação permitiu avançar no conhecimento “de forma importante”, mas que gerou “outras questões que precisam de outros estudos”.

    O informe, ao qual a AFP teve acesso na segunda-feira (29), considera “extremamente improvável” que o coronavírus se deva a um acidente, ou a um vazamento de patógenos de um laboratório.

    “Espero que novos estudos colaborativos estejam baseados em compartilhar os dados de uma forma mais ampla e rápida”, acrescentou.

    O estudo dos especialistas favorece a teoria amplamente aceita da transmissão natural do vírus de um animal reservatório (provavelmente o morcego) para o ser Humano, por meio de outro animal ainda não identificado.

    Entre os suspeitos estão o gato doméstico, o coelho ou o vison, ou ainda o pangolim e o furão-texugo.

    A transmissão direta do vírus através um animal reservatório é considerada “possível a provável” pelos especialistas, que também não descartam a hipótese de transmissão por carne congelada – pista defendida por Pequim -, considerando esse cenário “possível”.

    Tratado internacional sobre pandemias

    Também nesta terça, os governantes de quase 20 países, o presidente do Conselho Europeu e o diretor da OMS apelaram à elaboração de um tratado sobre pandemias para melhor enfrentar crises futuras e evitar o ‘cada um por si’ duramente evidenciado pela covid-19.

    “O mundo não pode se dar ao luxo de esperar até que a pandemia acabe para começar a se preparar para a próxima”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus em entrevista coletiva.

    Sem uma abordagem internacional e coordenada, “continuaremos vulneráveis”, advertiu, acrescentando que espera que um projeto de resolução sobre este tratado seja apresentado em maio, na reunião anual dos 194 membros da OMS.

    A proposta de tratado foi apresentada em uma coluna assinada por líderes de países dos cinco continentes, incluindo o presidente francês Emmanuel Macron, a chanceler alemã Angela Merkel, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson ou mesmo os presidentes sul-coreano Moon Jae-in, sul-africano Cyril Ramaphosa, indonésio Joko Widodo e o chileno Sebastián Pinera.

    gabriel2

    • Posts Recentes
    30 de janeiro de 2023

    Inteligência Artificial é a nova revolução industrial

    30 de janeiro de 2023

    É possível inverter a lógica educacional? Mestre em educação responde e explica como

    23 de janeiro de 2023

    Projetos da Transit ganham assistência padronizada da Ford

    19 de janeiro de 2023

    Nova geração da VW Amarok deve impactar segmento de pickups

    Portal de Notícias
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2023 Portal de Notícias - Todos os direitos reservados

    Digite e pressione Enter para Pesquisar. Ou Esc para cancelar.