Saiba como chegam as principais seleções para a Copa América

Depois de passar por uma série de tribulações, a Copa América teve o seu pontapé inicial na noite deste domingo (13) no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O Brasil venceu a Venezuela por 3 a 0 no jogo de abertura. Na mesma noite, Colômbia derrotou o Equador por 1 a 0 na Arena Pantanal, em Cuiabá. Participam da competição todas as dez seleções filiadas à Conmebol, a confederação sul-americana que, por sua vez, é filiada à Fifa. Podem ser consideradas candidatas ao título do torneio as três campeãs mundiais da América do Sul – Brasil, Argentina e Uruguai – e a Colômbia, que, nas duas últimas edições da Copa do Mundo, obteve um ótimo desempenho. 

Mesmo com diversas polêmicas a Copa América no Brasil já começou – Fonte: Wikimedia Commons

Porém, as polêmicas políticas e sanitárias por trás desta edição tornam ainda mais difícil fazer predições. Algumas das formas de colocar os palpites em prática são fazer um bolão com os amigos, fazer um bet365 cadastro e apostar nas seleções favoritas. 

As quatro principais seleções sul-americanas 

As dez seleções estão divididas em dois grupos de cinco times. Argentina e Uruguai estão no grupo A, junto a Chile, Paraguai e Bolívia. A Argentina possui um dos melhores retrospectos nas últimas edições da Copa América. Nas seis edições mais recentes, a seleção de Lionel Messi foi vice-campeã quatro vezes e ficou em terceiro lugar uma vez. 

Mas faltou vencer uma edição. Por isso, na Copa América que iniciou neste domingo, as atenções estão voltadas para Messi. Esta edição deve ser a última com o astro argentino em campo e, portanto, a última oportunidade para que ele acrescente um título de Copa América ao seu currículo. 

Além de Messi, outros veteranos ainda compõem a seleção argentina, como Sergio Agüero e Ángel Di María. Mas há também nomes jovens e promissores, como Lautaro Martínez, goleador da Internazionale, e Leandro Paredes. 

Uruguai 

O Uruguai é a seleção com o maior número de taças da Copa América – 15 ao total. A última vez que os uruguaios venceram o torneio foi em 2011. Desde então, nunca passou das quartas de final. O técnico do Uruguai ainda é o mesmo do quarto lugar na Copa do Mundo de 2010 e da Copa América de 2011, Oscar Tabárez. Alguns dos ídolos daquela geração ainda estão na seleção, como Luis Suárez. Na Copa de 2018, a seleção bateu a poderosa Portugal. 

Brasil 

Brasil e Colômbia estão no grupo B, assim como Peru, Equador e Venezuela. A seleção brasileira é favorita não apenas para ficar em primeiro lugar no seu grupo como, também, para conquistar, de novo, o título da Copa América – e, de novo, em casa. A edição anterior, em 2019, foi vencida pelo Brasil no Maracanã – 3 a 1 sobre o Peru. 

Com o técnico Tite no comando desde 2016, o Brasil parece ter superado anos de uma fase irregular – capaz de atropelar um adversário como a Colômbia e, no jogo seguinte, sofrer uma goleada de 7 a 1 para a Alemanha. 

Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, o Brasil tem, até agora, 100% de aproveitamento e a invejável marca de 16 gols marcados e apenas dois sofridos. Seus goleiros, Ederson e Alisson, estão entre os melhores do mundo. No ataque, além de Neymar, existem boas opções – Gabigol, Gabriel Jesus, Richarlison e Éverton. 

Colômbia 

A principal manchete sobre a seleção colombiana às vésperas desta Copa América é a ausência de James Rodríguez e de Falcao García na escalação feita pelo técnico Reinaldo Rueda. James se recupera de uma lesão na panturrilha, e Rueda não quis se arriscar. Em comunicado, James se mostrou decepcionado com o técnico e afirmou que se sentia capaz de atingir um bom desempenho. García se recupera de uma lesão no rosto. Com os desfalques, Rueda conta com o meia Guillermo Cuadrado e os atacantes Duván Zapata e Luis Muriel. 

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.