Saiba cortes de carne permitidos para quem está de dieta

A busca por uma vida saudável vai muito além de praticar atividades físicas todos os dias. Para ter qualidade de vida e conquistar um corpo em forma e com saúde é preciso, acima de tudo, cuidar da alimentação. Quando pensamos em começar uma dieta para emagrecer, um dos primeiros pensamentos que vem a cabeça é cortar a carne velha do cardápio e substituir pelas carnes brancas, especialmente o frango, e ovos. Mas será que é mesmo preciso deixar de saborear a carne bovina em prol da diminuição de medidas?

Pare pra pensar, quantas vezes você já começou uma dieta e acabou não resistindo àquele churrasquinho, brigadeiro ou salgadinho? E quantas foram as ocasiões em que esse pequeno deslize se tornou um desânimo tão grande que você acabou desistindo?

Carne para quem está de dieta

Para emagrecer com saúde é preciso encontrar o seu equilíbrio. Você não precisa abdicar de todas as coisas que você gosta, em prol de da busca pelo corpo perfeito, basta saber selecionar o que você come, e ter em mente que essa mudança começa dentro da sua cabeça.

A carne bovina não é tão vilã como todos pensam. Escolhendo os cortes certos e controlando a quantidade, você pode comer esse tipo de proteína sem culpa nenhuma. Assim, além de não prejudicar sua saúde, você ainda obtém nutrientes essenciais ao seu organismo, afinal a carne faz parte sim de uma alimentação equilibrada. Veja quais são os cortes de carne bovina mais saudáveis:

Lagarto

O lagarto é um corte considerado saudável e relativamente magro apesar de possuir gordura aparente, que deve ser retirada antes de preparar o alimento. A melhor maneira de prepará-lo é cozinhando na panela de pressão ou assada no forno. Em 100g de lagarto há 29.03g de proteína e 175 calorias.

Patinho

O patinho é um corte rico em proteínas de alto valor biológico, fonte de ferro e está na lista dos cortes magros. Em 100g de patinho tem 28.73g de proteínas e 185 calorias. É muito indicado para moer e no preparo de almondegas, hambúrguer caseiro, rocamboles e recheios. Pode ser consumido cozido, grelhado ou assado.

Alcatra

A alcatra também uma excelente opção de corte para quem está buscando novos hábitos alimentares. Também possui gordura aparente que deve ser removida antes do preparo, e conta com 30.38g de proteínas e 201 calorias. Essa carne é muito utilizada em churrascos, bifes de chapa e estrogonofe, pois se trata de um corte muito macio.

Coxão duro

O coxão duro é um corte de músculo pouco fibroso, que serve para o preparo de cozidos, ensopados, sopas e caldos. Também se trata de uma carne boa para moer e deve ser incluído na alimentação saudável. Com 220 calorias e 31.65g de proteínas em 100g de coxão duro, este é um corte bastante nutritivo.

Coxão mole

O coxão mole também é considerado uma carne magra e de consistência macia, devido às fibras curtas. Pode ser usado em preparo de assados e escalopes e possui 33.76g de proteínas e 230 calorias em 100 gramas.

Maminha

A maminha é uma carne que tem apenas 3g de gordura, 153 calorias e 30 gramas de proteínas em uma porção de 100g cozida. Muito macia e suculenta, a maminha é outra opção bastante utilizada em churrascos, cozidos, assados, grelhados e picadinhos.

Contrafilé

Muitas pessoas tem medo de inserir o contrafilé na dieta, por causa da camada de gordura lateral que o corte tem, mas esta pode ser facilmente retirada, tornando assim o contrafilé uma carne que pode e deve ser consumida na dieta de redução de peso.

Por se tratar de uma carne macia e suculenta, este corte é ideal para o preparo de bifes, estrogonofe, grelhados, rosbife, medalhões, churrasco e assados.

Filé mignon

O filé mignon é uma outra opção leve para quem esta buscando diminuir suas medidas. Além de magro, o filé mignon é macio, saboroso e rico em proteína. Pode ser cozido, assado ou grelhado e conta com apenas 220 calorias em 100g e 8g de gordura.

Além de ser uma excelente fonte de proteína, a carne vermelha é o alimento que contém a maior quantidade de ferro, mineral fundamental para o transporte de oxigênio aos tecidos e cuja ausência provoca anemia. Ela também é fonte de vitaminas do complexo B, principalmente a B12, que participa da formação de células vermelhas e manutenção do sistema nervoso central e zinco, importante para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.