Saiba o que é o sistema SAP

Confira informações sobre a linguagem ABAP

Muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre os benefícios do SAP. Alguns consideram o sistema complexo e caro, mas uma boa parte não tem ideia ainda dos diversos benefícios que ele traz para a empresa. Trata-se de uma linguagem de programação empresarial desenvolvida pela Empresa SAP e utilizada nas maiores organizações do mundo.

O SAP é um software ERP (Enterprise Resource Planning, ou seja, planejamento dos recursos empresariais) que tem excelente aceitação no mercado. O sistema tem por objetivo integrar as operações de uma empresa a fim de facilitar o acesso aos recursos e a interpretação dos dados disponíveis. Cada programa, é executado através de uma transação separadamente. Eles são desenvolvidos em ABAP, uma linguagem de programação, na qual o SAP detém os direitos. O treinamento ABAP é feito em cursos especializados como o Trainning, por exemplo.

De maneira geral, ele tem por objetivo integrar as operações de uma empresa a fim de facilitar o acesso aos recursos e a interpretação dos dados disponíveis. Com isso, a companhia tem a possibilidade de gerenciar melhor suas demandas e processos e produzir relatórios com assertivos de todos os setores da organização ou, pelo menos, dos principais departamentos.

Quais os benefícios do sistema SAP para as empresas?

O principal objetivo do sistema SAP é integrar as operações de uma empresa com o intuito de facilitar o acesso aos recursos e à interpretação dos dados disponíveis. Com isso, ele traz benefícios inquestionáveis para o dia a dia da companhia. Conheça as vantagens:

  • Simplicidade

O sistema SAP simplifica os processos organizacionais. Com trabalhos cada vez mais complexos nas empresas, a simplicidade está diretamente atrelada à eficiência, necessária para operacionalizar procedimentos e encontrar soluções.

  • Agilidade

O sistema pode ajudar muito nesse sentido por conta da integração proporcionada pelo SAP, que permite a busca por informações de forma rápida, tornando as atividades e a produtividade dos colaboradores mais eficientes.

  • Competitividade

A empresa pode melhorar a qualidade dos seus serviços e se tornar, de fato, uma referência em seu setor. O sistema SAP otimiza os processos, impactando diretamente na produtividade e, obviamente, gerando ganho na competitividade.

  • Alcance dos objetivos organizacionais

Como os dados são integrados, é possível alcançar os objetivos organizacionais com a implantação do sistema SAP. Ele facilita a interpretação e a rápida verificação de possíveis falhas, tornando a decisão mais rápida e assertiva.

  • Melhora o acesso à informação

As informações estarão disponíveis no formato adequado e no período necessário. A implantação do SAP melhora a gestão como um todo, permitindo melhores resultados na empresa.

O que é linguagem ABAP?

O ABAP (Advanced Business Application Programming, algo como Programação Avançada de Aplicação de Negócios no português literal) é uma linguagem de programação de alto nível desenvolvida pela empresa de software SAP. É a principal linguagem utilizada no produto mais conhecido desta empresa, o SAP R/3, um software ERP.

Se ainda não está claro exatamente o que é a ABAP, conheça as principais características do dessa linguagem:

  • Baseada na programação estruturada
  • É interpretada e não compilada, mesmo podendo-se gerar versões compiladas
  • Utilizada para desenvolver dois tipos de programas: modo reporting e modo diálogo (existem conjugações que permitem comutar entre os dois modos)
  • Dirigida por eventos
  • Integrada por completo no sistema SAP R/3
  • Incorpora elementos que permitam declarar dados, elementos de controle interno, elementos operacionais e acesso a base de dados