Saiba quais as diferenças entre pilates e Yoga

A prática de atividades físicas é imprescindível para a nossa saúde. Em meio a tantas opções, algumas se assemelham devido aos seus métodos e benefícios. É necessário entender como funciona cada uma para conseguir fazer uma boa escolha sobre qual a melhor opção para você. Por isso, saiba quais as diferenças entre pilates e yoga.

Pilates

O pilates consiste em uma série de exercícios que utilizam o peso do próprio corpo para a execução dos movimentos. Os métodos aplicados melhoram a flexibilidade, a postura e respiração, além da força muscular, bem como é capaz de prevenir lesões.

A bola de pilates serve para trabalhar com o corpo todo. Ela que também é conhecida como bola suíça, é capaz de fazer a reorganização da postura de acordo com o tamanho utilizado. As medidas variam de bola de pilates 55 cm, à bola de pilates 65 cm, além de bola de pilates 75 cm, assim como bola de pilates 85 cm.

Devido à suas vantagens, a bola de pilates anti estouro serve como um tratamento para hérnia de disco, uma vez que dá maior estabilidade à musculatura.

O pilates contém diversas modalidades, uma delas é o fisiopilates que utiliza aparelhos. O anel pilates tem como função auxiliar no ganho de resistência física, e também de aumentar a dificuldade do exercício.

Por conta disso, o aluno consegue obter como resultado o fortalecimento muscular, além da tonificação e emagrecimento do corpo com o anel pilates.

Enquanto o bosu ajuda a alinhar o eixo de gravidade do aluno, uma vez que é necessário utilizar a força e o equilíbrio para tirar o aproveitamento máximo da bosu ball.

Já o pilates aéreo se diferencia dos demais devido aos equipamentos pilates aéreo que são utilizados, como é o caso do columpio que serve para os exercícios em suspensão.

Com o columpio pilates no pilates aéreo é possível trabalhar o equilíbrio, a estabilidade, a força, resistência, e a flexibilidade, de forma que o aluno fique livre das dores na região lombar.

Os profissionais da área indicam a prática de pilates para pessoas com disciplina e que não têm pressa para obter resultados, uma vez que eles são adquiridos em médio à longo prazo.

Yoga

Diferentemente do pilates que tem um cunho apenas corporal, a yoga vai além disso. Devido aos princípios do significado da palavra, que trata a integração do corpo, espírito e mente, ele pode ser resumido como um autoconhecimento de si mesmo.

Assim os praticantes adquirem uma evolução do bem-estar devido a melhora de doenças e também de problemas respiratórios, além da diminuição da ansiedade. Os exercícios realizados nos tapetes de Yoga quando realizados regularmente melhoram a flexibilidade do corpo dos alunos (por essa razão que conseguem fazer aquelas posições incríveis!).

Entretanto, diferente do que acontece com o pilates, a prática não é recomendada para quem tem problemas físicos, a não ser os que são previamente autorizados pelos médicos.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.