Saiba quais cuidados você precisa ter com um carro alugado

carro-alugadoO aluguel de carros é um hábito que tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros. Há 20 anos, essa possibilidade se aplicava apenas a pessoas jurídicas, devido ao alto preço e grande burocracia necessária para este tipo de transação. Hoje em dia, no entanto, a facilidade da locação de carros (saiba mais aqui) tornou este hábito uma alternativa para viajar ou se locomover dentro de grandes cidades.

No entanto, mesmo todas as vantagens de se alugar um veículo hoje em dia, é necessário ter alguns cuidados no momento da procura pelo serviço e no período em que você faz uso do automóvel. Por isso, é importante esclarecer todas as suas dúvidas com a empresa escolhida antes mesmo de fechar o acordo e sair com o veículo.

Veja o estado do automóvel

Quando for retirar o carro é muito importante fazer uma vistoria minuciosa do veículo, principalmente se você pretende usá-lo para fazer viagens mais longas ou por um período de tempo maior. Primeiramente, confira o documento ao automóvel e se ele está dentro da validade. Se a documentação estiver correta, inspecione pessoalmente o veículo que você pretende locar.

Verifique o estado dos pneus e do estepe, notando também se eles estão calibrados. É importante também conferir o nível do óleo e água. Não deixe de ver se o macaco, a chave de rosa e o triângulo também estão no automóvel.

Para garantir a segurança do veículo e evitar possíveis problemas, não deixe de checar o funcionamento das travas nas portas, o sistema de levantamento dos vidros, o pisca-alerta, setas e demais lâmpadas.

Por fim, faça uma vistoria na lataria, procurando por riscos e amassados. Se encontrar qualquer tipo de dano, peça para a locadora registrá-lo, evitando assim que você possa vir a ser responsabilizado. Além disso, é importante procurar referências da empresa, buscando saber sua reputação e conduta em caso de imprevistos.