Salvador registra 17°C e baianos se desesperam “Frio da desgraça”

Às 4h, os termômetros do Mirante de Santana, onde é feita a medição oficial pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na zona norte de São Paulo, marcavam média de 6°C.  O amanhecer foi gelado e com temperaturas negativas em pelo menos 80 municípios catarinenses. Os termômetros de Bom Jardim da Serra, na região serrana do Estado, marcaram -7,5ºC. Um pequeno percentual desse frio intenso que atinge Sul e Sudeste chegou à Bahia e já foi suficiente para tirar o sono dos baianos.

Inverno na Bahia/ Foto reprodução

Salvador registrou 20,2ºC de temperatura e sensação térmica de 17°C. Nas redes sociais, o clamor pela volta do sol era geral. “Você acha que nós, soteropolitanos, temos capacidade de aguentar esse gelo?”, questionou Jésica Sousa. Bruno Gonçalves preferiu usar sua veia humorística, ao citar Cabral. “Quem descobriu o Brasil? Cobre aí de novo. Frio demais”, disse aos risos.

Mas foi Clara Simões que resumiu o sentimento de todos os soteropolitanos: “que frio da desgraça.”

O que está causando o frio em Salvador?

Uma frente fria está pairando pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, levando até neve. Mas a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia, explica ao site Correio que esta força da natureza não deve atingir a Bahia..

“Temos uma certa influência. Mas não podemos falar de massa de ar frio chegando a Bahia. Vai continuar com baixas temperaturas ao amanhecer nos próximos dias em todo estado”, explica Cláudia, dizendo que as menores temperaturas do dia foram 10,8ºC em Correntina e 11,0ºC em Piatã.

O resto do inverno deve permanecer sem grandes mudanças, com as chuvas típicas no litoral e a temperatura variando entre 20ºC e 26ºC.

No entanto, o que chamou a atenção de Cláudia foi o registro de temperaturas mais baixas ainda em junho, sendo que julho e agosto costumam ser mais frios. O dia mais frio de 2020, por exemplo, foi 4 de agosto, com 20,4ºC.

“Com isso, já é possível dizer que 2021 está sendo mais frio que o ano passado. E se a tendência de julho e agosto serem mais frios se manter, a expectativa é de que a temperatura baixe ainda mais nos próximos dias”, prevê a especialista.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.